Volta as aulas e junto com ela volta a monotonia


   Fevereiro é o mês de volta as aulas na mior parte do Brasil, alunos animados, anciosos, e loucos para devorarem os livros, certo? Na realidade o certo é alunos desanimados, nem um pouco anciosos e loucos para reencontrarem os amigo. Estudar matéria e mais matérias não é prioridade de nenhum aluno pelo simples fato do método de ensino ser monótono e chato.
   As escolas espalhadas pelo país adotam o método científico de ensino. O que seria o método científico? Nada mais é do que um sistema baseado em linguagens e códigos. Um exemplo mais claro é: uma sala de aula e alunos sentados em suas cadeiras atentos aos ensinamentos do professor. O professor é o detentor do saber, ele repassa o saber para seus alunos através das lições, e os alunos repetem as lições através de leituras e exercicios, sendo avaliados por meio de provas.
   É muito comum vermos alunos reclamendo da escola, dizendo que estudar é chato e sem sentido. Na realidade todos nós sabemos que estudar é fundamental apesar de tudo, porém nas escolas do país realmente o método de estudo é chato pelo simples fato de ser superficial, os professores enchem a cabeça dos alunos com milhares de informações, isso é um grande erro pelo fato que muita das vezes essas informações não serem assimiladas e com o tempo acabam sendo esquecidas pelos alunos.
   O método científico de ensino não é ruim, pelo contrário é bom porém quando utilizado de maneira adequada, para assuntos que realmente tenham importância. Nas escolas brasileiras é comum vermos alunos desinteressados e sem atenção pelo simples fato das matérias aprendidas não servirem de nada para a sua vida, a não ser em determinadas horas como no vestibular.
   Outro grave erro do sistema educacional brasileiro é o fato que os alunos são treinados para repetir tudo o que é ensinado pelo porfessor, da maneira que é proposto, nada além disso. Isso produz alunos sem criatividade pois eles apenas copiam o que o prof. passa, todo dia é a mesma coisa, não muda nada além das disciplinas. Isso é uma verdadeira monotonia.
   O sistem educacional precisa de uma mudança radical, as escolas precisam mudar a maneira de ensinar, criar meios para atrair a atenção do aluno, fazer com que ele participe, dê sugestões e opiniôes e acima de tudo repassar informações verdeiramente utéis para os alunos. Enfim mudar em todos os aspectos, a mudança não é fácil mas se faz necessária.

@samuellucas1

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio