A Serie Jogos Vorazes , uma resenha sobre os filmes e Livros - parte 2

  


 
      Olá , estamos aqui de novo com a segunda parte dos textos sobre Jogos vorazes .
 
      Dessa vez falaremos sobre jogos vorazes : Em Chamas , o segundo livro é a continuação de Jogos Vorazes  , na literatura foi um livro com uma vendagem razoável e nos cinemas , um sucesso considerável . As resenhas são feitas para você que viu os filmes ou leu os livros , tem citações importante e que talvez , não façam sentido .

    Espero que gostem .




                         Em Chamas


    Livro ( 2009 ) – Suzanne Collins /Editora Rocco
  
     O segundo episódio da Saga , tem um tom mais político que o anterior  . A maturidade depois da experiência traumática da Arena , após o desfecho corajoso que mudou os rumos de Panem , fica claro o peso de uma derrota do Governo do presidente Snow , Katniss sustenta os amantes desafortunados do 12 , uma das questões principais por uma questão de vida ou morte . Ela que aprendeu a jogar dentro dos Jogos vorazes , tem que usar da sua percepção alterada e com um peso da vitória para sair viva de mais um desafio proposto pelo presidente .
        O embate psicológico entre os dois caminhos que se abrem a sua frente , salvar Peeta ou continuar o que começou como simbolo político . A escolha parece bem difícil , pois a menina de 17 anos continua lá , soube se salvar com coragem e esperteza , porém tem nas mãos , um destino que não necessariamente quer aceitar ; A loucura que é o mundo dentro da cabeça da protagonista , sem saber o que é real , como prosseguir na jornada de manter os outros vivos enquanto uma revolução bate a porta , ela é uma das peças do jogo de xadrez , como lidar com tudo isso .
         A guerra é um elemento anunciado , no meio de uma nuvem de incerteza pessoal que cresce em todo o cenário . O ato de um homem é a faísca perto de uma bomba preste a explodir , não daria pra evitar o inevitável e para cada ação há uma reação ; No meio disso , na vila dos vitoriosos do 12 , tempos de paz são interrompidos com uma retaliação inesperada vinda de cima , um novo modo de tortura . O pior dilema é aquele que você já sabe a resposta , o cenário já estava traçado , só bastava decidir qual lado apoiar .
       Quando Katniss vira a garota Em Chamas , é um ápice de representatividade para um publico e nisso é o ponto de virada da história .  Num retorno a Arena que quase a matou uma vez , a atmosfera  é outra junto a tanto campeões , todos tem sua história e fama mas a presença dela causa  tem uma importância maior que a própria vidas . Um acontecimento mudará todos os rumos de Panem , trará mudanças importantes a todos , e presidente Snow sabe disso .
        No fim , a continuação de Jogos Vorazes diz muito sobre símbolos ,  jogos de poder e como a transformação de uma personagem central é difícil e vem seduzir para cada passo até chegar no seu auge , ponto que ele acaba a narrativa complexa  ,  seja para dentro da mente não tão inocente agora  da protagonista ou no avanço do cenário político de um  pré  -  guerra .

Nota 8 /10
                                                                                                                                      
    

    


      Filme (2013) Direção : Francis Lawrence / Roteiro : Simon beaufoy , Michael deBruyn 

       A sequencia do filme de 2012 , já mais conhecida , veio com expectativas altas após o sucesso mundial , repetindo a dose de profundidade e força da personagem principal e as contradições de um sistema . Um destaque desse filme é a sua construção próxima ao ritmo do livro ,ainda  mesclando aos que resultaram no sucesso estrondoso do primeiro filme .
       O auge da mescla de ação e intimidade dos personagens , o delinear fácil da personalidade dos outros tributos é um aspecto que desenvolve bem o enredo . A atmosfera se transforma pouco a pouco , o inicio traz uma suposta paz que se torna agonia com a série de evento no meio do caminho em relação a Peeta , Novos Jogos e a descoberta do que mudou com o retorno ao Distrito 12 , no fim , a reviravolta com tons confusos mas marcantes para a sua continuação .
       Os Tributos experientes carregam uma margem interessante para sustentar a trama que se vai revelar no fim . O momento que Katniss parte para analisar os Campeões revela a transformação que tem o vencedor após o processo de desumanização da Arena Virtual , desconfiar de quem chegou ao extremo do uso do extinto de sobrevivência e agressividade . O segredo que a participação de certos nomes tem função vital para uma rede de fatos e sobre a articulação de um personagem próximo ao Casal desafortunado do 12 .
       Falando em Katniss everdeen , muito do filme trata de como tentar voltar a ser alguém que você não pode mais ser , consequências das mudanças que ela tem sem perceber e vem acompanhando este aprofundamento . O forte protagonismo que esta personagem carrega e sua carga psicológica faz que a viagem para dentro da mente perturbada dela , gera uma luta intensa por princípios , medos e conclusões apressadas de uma mente jovem de 18 anos , se para nós que vivemos uma realidade menos absurda é difícil lidar com o mundo , imaginar e criar uma psique de uma pessoas no meio da guerra física e psicológica . A dualidade de imagens criam a este episódio da franquia uma característica marcante .
      O prefacio de Guerra é algo implícito dentro das cenas fora do 12 , a noção fechada que havia no filme anterior sai e permite uma visão pouco mais ampla da realidade distópica .  Um dos elementos que atraem o público jovem para a serie é esse, o mundo pós um desastre mundial , a reconstrução do mundo que aparece com o cenário como este que é uma alegoria da nossa atual realidade social , é ampliada e distorcida porém diz muito de coisas que vivemos ; A guerra nisso tudo é só mais um sintoma da luta de classes , como é absurdo o abismo que se tem dentro dos  que mais tem em relação aos miseráveis dos outros distritos , face a isso , a luta é o caminho mais natural contra um governo autoritário como o de Presidente Snow .
       Outros aspectos que existem rondam sobre a vida pessoal de Katniss , a retomada estranha com a amizade com Gale , o caso indefinido com Peeta e a agonia em relação a segurança de sua família . O turbilhão de eventos e fatos que ocorrem e como isso reflete na já conturbada mente da protagonista , as reflexões , incertezas aparecem no jeito mais frio que apresenta a antigas situações , muitas delas em cenas do filme , colocam o grau de maturidade e ao mesmo tempo inexperiência de lidar com tudo até a hora da Arena .
       Quando falamos de Em Chamas , tem se um avanço na questão de mídia , para algo maior e estrutural como política , além de jogar numa cabeça afetada , muitas decisões importantes no rumo dos distritos e na vida dela . O mérito do Longa é trazer a dualidade , a fragilidade cercados de uma luta pessoal que vai influir fortemente no coletivo , guerra , amores e uma ruptura no final .

Nota 4,5 / 5

até a próxima , Pessoal
@miyoshi_niceguy

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio