mercado fonográfico : Modelos de distribuição


    Olá , meus caros leitores 

     Já não é de hoje que sabemos que o mercado fonográfico mudou com nas últimas décadas , o cd teve uma queda nas vendas , bem natural a chegada do MP3 ,Stream nessa época da internet . O debate que isso traz a indústria é a questão de como distribuir a musica para as pessoas atualmente ; a resposta varia de músicos e grandes executivos , temos os que vão na  luta contra a pirataria , outros que irão tentar se adaptar ao meio termo entre físico e virtual . O importante é salientar que as gravadoras não faliram e os músicos ainda conseguem se lançar de forma independente  , a saída não precisa ser radical ou brusca para as pessoas mas uma grande adaptação aos novos tempos  . 

    Vamos falar de Modelo de distribuição , é o modo como a musica chegar ao consumidor final , no caso : você , houve alguns modos até agora sendo o primeiro : o vinil , o bolachão , o segundo foi o CD e agora temos o mp3 , stream . Todos eles tem seus modos de produção e custos conforme cada um , todos tem seu público , por mais que pareça que ainda se vende LP e CD's ainda em alguns lugares , o consumo digital anda crescendo conforme o público se atualiza . 

     A internet simplificou o modo de como distribuímos os álbuns , EP's e singles , tornaram mais dinâmica a relação do público e artista , uma época mais democrática onde os grandes artistas e os novos podem ter seu trabalho divulgado num mesmo ambiente . Após a época de ouro dos sites de Download como Napster , temos o Stream que vem com a ideia de ouvir musicas sem ter a posse delas . 

    Uma forma de ver a questão esta na trama do filme "Mesmo se nada der certo " do diretor Jonh Carney que também escreveu o roteiro . O filme retrata o mundo de uma gravadora com seus padrões e regras ,contrapondo a questão da música independente , o processo de gravação criativo , seguindo a fluência natural de criar um som sem preocupações de mercado . Pondo o 2 lados da questão , e mostrando uma cena no qual , se há 2 caminhos e vai de você , julgar qual o lado certo .  O filme é ótimo , recomendo que assistam . 
  
    No modo geral , podemos dizer que há espaço para todos os tipos de distribuição , ainda temos uma base de fãs que consomem o disco físico seja vinil ou CD . O mercado tem que saber mudar para atender ao público e ao mesmo tempo achar a lucratividade de antes , a pirataria existe e come boa parte do mercado desde o CD , tem que ser combatida porém existe pois temos um produto que anda ficando caro e inacessível para alguns .

    E para você , meu leitor : Qual a forma que voce mais escuta musica ? ouvindo um vinil , CD , Mp3 , streaming ? Manda nos comentários 

Esperam que tenham gostado e até a próxima 

 

Comentários

confira :

TV Aberta um verdadeiro lixo televisivo

Jogador 2 Cabeças: Mulheres, sexismo e clubinhos.