a música e a cultura

  

   Olá , pessoal

    Nessa sexta feira mais um texto sobre musica , falando no aspecto cultural dela para todas as sociedades; O fato é que a produção de sons organizados feito por algum instrumento acabou sendo uma evolução humana , acompanha a produção das primeiras tribos até o mundo de hoje . O que anda gerando discussões vazias é sobre quais gêneros poderia se encaixar no conceito de Cultura no Brasil ,refletindo o elitismo e outros aspectos de exclusão da música de outros lugares que não o seu .

    O mundo dos seres humanos surge e com eles ferramentas para domínio do ambiente , criando espaço para uma vida sedentária e coletiva ; Deste quadro temos a música surgindo do cotidiano de organizar sons como na batida de batuques e talvez algo parecido como tambores e temos dai o primeiro passo da coisa complexa que temos hoje . A música passa por construções de pequenos instrumentos , conhecimento para manipular o som seja da voz  ou de pequenos objetos , traço comum entre muitas civilizações é a descoberta de arcaicos instrumentos , que indicam o aspecto cultural presente desde 50 mil anos atrás . O que temos hoje é a evolução das técnicas e ferramentas para fazer sons cada vez mais complexo e de vários modos .

      O conceito de cultura é o grupo de hábitos que marca a localidade sejam elas danças , músicas , linguagem , artes em geral . Os movimentos culturais são diversos e mostram como é importante a pluralidade de expressões , individualidades típicas de cada região e continentes formam uma rede de muitas ideias que formam a atualidade . O problema é quando a elite vem tomar e controlar o que faz parte da "Alta Cultura " e tentar apagar os traços originais de muitos lugares seja a americanização do Brasil , o eurocentrismo e culturas milenares como a dos Indios , esquimos , africanos sendo sufocadas por Países que colonizaram eles . Sorte a nossa que apesar de toda a influência , temos uma cultura rica e diversa .

    A musica desde sempre faz parte da cultura dos povos , cada um a seu modo e preferência , faz o mundo parecer o que é : Gigante . Quando pensamos que musica não é boa , não faz sentido na sua opinião , isso não faz que isso saia do conjunto de manifestações daquele local , o mercado fonográfico pode selecionar e distribuir certas variantes mundialmente , não pode excluir aquele tipo de som local que faz parte da história daquela  comunidade em si . O mercado vem buscar nessas fontes e acabam integrando muito das raízes ao chamado Mainstream porém a localidade não se quebra vide a musica havaiana , funk carioca , hardcore californiano e bandas como of a monster and a men , sepultura que trazem referencias respectivamente a Islândia e Brasil .
     
    O discurso de muitos na internet : "Isso não é cultura " repetido toda vez que aparecem novas formas ou estilo de música , por puro preconceito . O funk do Rio é o mais escrachado pela público , tem características da sua origem do morro : letras picantes ou diretas  , batida simples e a essência de ser um som para entreter ,dançar ; Isso o difere do ar estigmatizado das chamadas "Alta Cultura" como o Samba , bossa nova , sertanejo raiz e MPB  que são marcadas como o belle epoque , para não destacar a verdadeira música do Brasil seja o pagode , forró , xote , brega e etc . Como disse anteriormente a questão é pluralidade representa cultura , não apenas um recorte .

" Cultura , não é o que você gosta " 



Links relacionados : 

http://www.infoescola.com/musica/historia-da-musica/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ind%C3%BAstria_fonogr%C3%A1fica
http://www.brasil247.com/pt/247/favela247/136276/Artigo-discute-a-pot%C3%AAncia-da-cultura-perif%C3%A9rica.htm
http://www.funk.blog.br/2015/03/tipos-de-funk-subgeneros.html
http://brasilescola.uol.com.br/cultura/
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm

Espero que gostem , até mais

Comentários

confira :

os pontos positivos e negativos da Olimpiadas RIO 16

Culturapop em analise #90: O que o público quer ver no cinema ?