Crônica da semana : Dia das mulheres e o que elas querem

   

    Olá pessoal 

     Ontem foi o dia internacional das mulheres, data importante que nos lembra de olhar para elas como uma flor, exatamente onde agente erra todo ano. O dia surge da luta delas numa fabrica, por direitos e tudo que teria que vir com isso, e seguimos tentando cobrir com o nosso "Amor", o momento delas de mobilizar e refletir sobre as coisas que elas querem e o que as impede de ter. 

    O curioso caso dos homens no dia 8 de março, toda a misoginia e sexismo vai embora com a simples "Homenagem" as mulheres flores : lindas, frágeis e controláveis, de enfeite. Entender as mulheres seja o mais difícil para este tipo de sujeito, elas tem mais complexidade do que esperam pois ela tem desejos,angústia e necessidades que nem sempre vão ser ouvidos ou apenas deixados em segundo plano em relação ao seu ego, por exemplo querer uma mulher caseira ou posse quando o mundo é liberdade de ir e vir, querer controlar cada passo e se tornar o relacionamento sufocante e outras situações que já sabemos de cor. 

    Fica a pergunta : O que as mulheres querem,afinal  ? 


   Pergunta simples e complexa ao mesmo tempo mas é possível desprender algumas ideias para explicar isso para vocês. Por estereótipo, eles chamam as mulheres de loucas, desequilibradas, frágeis e outros termos quando são surpreendidos com a diversidade de pensamentos rebeldes e que fogem do molde da "perfeita" esposa, parceira,amiga; o macho não gosta de ser surpreendido sobre a visão superficial sobre elas. 

   Toda a complexidade vem do caráter imprevisível do pensamento humano, tudo é questão de perspectiva que as diferenças biológicas podem dar conta de explicar, além de ter uma variante de situação que nos permite ser diferentes uns dos outros. Uma mulher é um universo complexo pois ela é humana, ou seja não adianta diminuir ela para tentar encaixar numas caixinhas de ideias e rechaçar qualquer ponto fora da curva como sexualidade,igualdade e o principal liberdade. Mulheres lutam e muito mais que homens, tem mais peso em suas costas e assim mesmo mais sensíveis ao mundo. 

    O simples dessa história é que elas querem tudo que lhe foi tirado como o respeito e igualdade profissional, direito sobre corpo e sexualidade, um pouco menos de objetificação e assédio no dia a dia e a liberdade de expressão que é calada por homens que se acham mais valiosos que o mundo de mulheres. Todas essas reivindicações falam sobre ter suas vidas de volta, desde o mínimo da dignidade social até o direito de se expressar sua sexualidade e no mercado de trabalho, alçar voos mais altos sem a barreira do sexismo. O que elas querem é acabar com o privilégio de ser homem e uma sociedade justa de verdade com os sexos em geral, é fácil reclamar de datas como essas quando não se sofre os mesmos perrengues. 

     O que fica deste 8 de Março ?


     Aprender a ser empático, não é um dia X que foi institucionalizado por uma lei mas uma lembrança histórica das mulheres que lutam. Ontem foi um dia nublado como qualquer um, algumas mulheres ganharam flores e outras parabéns, mensagens fofinhas de homens bonzinhos e a coisa aconteceu quando Mulheres se juntaram e fizeram marchas ou simplesmente pararam para falar dos seus problemas e possíveis debates para o futuro, afinal vocês sabem o futuro é delas, não nosso, afinal como disse Xico Sá, os machões dançaram. 

É isso, pessoal 
Até a próxima e empodere uma mulher. 

  

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

A nossa necessidade de aparecer para o mundo