FHM #84 : a copa do mundo da organização e tática

     
 
     
       Olá pessoal 
   
       O assunto de hoje continua sendo a copa, vamos falar da surpresa de qualquer analista seja profissional ou amador teve, com tantas favoritas caindo para times mais táticos e com a cara do futebol moderno. Por que esta sendo o Mundial que o coletivo tem ganhando tanto do peso  de camisa e dos favoritismos automáticos. 

      A queda do time espanhol mostrou ao mundo que as coisas estão diferentes na Rússia 2018, seleções grandes e apontados como candidatos ao títulos caindo por jogar mal e de forma desorganizada. O peso da camisa e o empurrar da torcida não esta fazendo a diferença como já fez ,as seleções menos estreladas que se focam em jogo coletivo e organização dificultam as partidas e ganham em contra ataques ou nos detalhes. O pensamento da antiga balança de força do futebol tem caído pois Campeões mundiais e times tradicionais tem ficado fora da copa, porque são surpreendidas por Suiça, Suécia, Islandia, Costa Rica, Irã e outros que evoluíram  muito sua qualidade técnica. 

     Outro exemplo é a Rússia, time tecnicamente razoável faz uma das suas melhores campanhas com o apoio do público e descobrindo em Cheryshev, uma escapatória técnica para chegar longe após várias copas como time comum. O futebol apresentado fez com que o baixo rendimento dos Grandes, se tornasse a sensação pelo futebol ofensivo e o ataque, fato que não durou muito frente o Uruguai porém deu estalo para a noção tática defensiva que era importante também para que enfrente os gigantes da bola, nas quartas pega a Croácia e deve fazer duelo interessante com o habilidoso time liderado por Modric e Cia. 

     As zebras da copa também dão ênfase ao discurso da tática e organização que são o forte de Suíça, Japão e Suécia que conquistaram suas vagas por detalhes que toda a dedicação que supera a falta de um grande jogador. O valor de um bom treinador, que bota um padrão ofensivo ou defensivo para um time e faz jogar,virou fundamental e nessas seleções que tem dificultado a vida dos grandes temos que com um trabalho longo ou curto tem mostrado o poder do jogo coletivo  e como o antigo bobo ou café com leite nas copas, tem melhorado fazendo que o Favorito justifique o rotulo, em vez de jogar por camisa e não por bola rolando.

    A organização e a tática fazem parte do novo padrão europeu e asiático, o futebol deles tem evoluído com a assimilação de várias teorias que envolvem como jogar atrás e contra atacar, manter a posse de bola e infiltrar no momento certo, atacar a bola fazendo pressão alta no campo adversário, esquemas com atacantes modernos e pontas que cobrem e outras inúmeros avanços que o esporte teve nas últimas décadas. Entender o processo e se coloca para estudar tudo isso, com a quebra de padrões já ultrapassados e com rejeições a coisas que fazem parte do dia a dia dos times, o mundo não é o mesmo que times como Rússia, Japão, Suíça eram sacos de pancada, hoje eles podem se defender e atacar com qualidade e isso, devido a evolução do jogo. 

     É isso, pessoal 
     Até a próxima 

 
       

Comentários

confira :

TV Aberta um verdadeiro lixo televisivo

Jogador 2 Cabeças: Mulheres, sexismo e clubinhos.