Quinta do youtube #68 : O privilégio e direito dos youtubers

   

     Olá pessoal 

     O tema de hoje é o criador de conteúdo, alguns privilégios e outros direitos que permeiam a vida do chamados youtubers. O status que traz os números de seguidores e como a permuta funciona fazem parte da parte boa e a aposta de risco é a parte ruim de não ter direitos pela plataforma. 

      Uma das grandes vantagens do estilo de vida do youtuber é a relação comercial que faz que as marcas abasteçam a pessoa de diversas coisas : de roupas e aparelhos até viagens ao exterior. A troca de exposição por produtos/serviços é uma forma barata de relação entre anunciantes e criadores além dos Jobs, vídeos e fotos patrocinados, é comum marcas procurarem influenciadores para terem vitrine para públicos maiores com parcerias dentro das redes sociais virou um mercado interessante para chegar no jovem ou adolescente que troca  a TV por Stories e vídeos no facebook e instagram. 

   Outro ponto é a questão de autonomia de produção e horários que dão uma dose a mais de trabalho mas também momentos de descanso, viagens não planejadas e o direito de se afastar quando tem um período ruim.  Na mão de alguns profissionais da área audiovisual, trabalhar pro youtube pode ser algo que te liberta das amarras das formas tradicionais de trabalhar e com um tempo se sustentar dignamente tendo nenhum direito resguardo mas com os ganhos potenciais altos e uma fama/grife em volta do seu nome. 

   Falando de direitos, é uma relação liberal com qual site for que o criador use para divulgar seu trabalho, os únicos direitos que são discutidos são aqueles que os youtubers reclamam, são eles liberdade de expressão, distribuição justa e apoio da plataforma para ter um crescimento para todo mundo em vez de uma minoria.  O ponto é que o direito do criador de conteúdo junto a plataforma passa pelo compromisso da empresa em ser um bom host a capacidade criativa dele e a produção dele ,e  que atualmente passa se uma crise de relação por medidas de mercado sendo impostas. 

      Privilégios e direitos no meio virtual são uma novidade em sentido de qualquer outra referência porque os meios de ganhar dinheiro e a desvinculação direta trabalhista e puramente comercial são um modus operandi diferente do tradicional. O produto muda de forma e se diversifica como também a forma de pagamento de um serviço, temos um espaço para gerar trocas e garantias alternativas as padrões anteriores, tendo novos parâmetros para monetização da sua atividade. 

    É isso, pessoal 
   Até a próxima 

 



Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

Sinto falta dos desenhos japoneses na TV