Quinta do youtube #147: Youtuber e mais alguma coisa


                                    Olá pessoal
                  
                 O tema de hoje é a falsa sensação de glamour da profissão, a autonomia da produção corresponde com todo o custo que as pessoas não avaliam desde tempo, estudo e trabalho burocrático de escritório que se acumula. O modo como a crise tem revelado o lado mais empresário, atleta, marqueteiro, cientista, apresentador e etc que são as funções que de fato sustentam tantos criadores pois o retorno da plataforma a canais grandes teve uma queda e não se vive apenas de fazer vídeos.

                      A vida desfaz nossas ilusões, a maior parte da elite do youtube tem formação ou habilidades secundárias que lhe dá trabalho, afinal ninguém sustenta gastar em um estilo de vida confortável sem ter como pagar as contas. Dos nomes que você pensar do cenário antigo ao novo, todos tem uma profissão para chamar de sua como os atores do Porta dos Fundos e Parafernalha, o lado cientista/empreendedor do F. Castanhari, o lado apresentadoras de Carol Moreira e Nvyi Estephan, a analise acadêmica de Atila Iamarino e Sabrina Fernandes e os inúmeros humorista que vão de Rafinha Bastos a Thiago Ventura.

                  O negócio é que a ocupação criador de conteúdo começou a ser levado agora com as expansões das plataformas até que pareça uma grande carreira trabalhar com isso, envolve habilidades novas de comunicação e linguagem tem surpreendidos até os mais conservadores. A pergunta é incômoda de ser um youtuber e o que mais, reflete o pensamento que apenas trabalhos da vida real dão dinheiro e em algum ponto faz sentido, entretanto o produtor de vídeos tem uma importância tão grande para esta geração que não dá para desprezar a escolha pela profissão.  O fato é que como morrem certos tipos de empregos e surgem outros, existe hoje o tal do youtuber que garante diversão para os seus filhos de qualquer idade, isso talvez exigisse um respeito por um trampo digno e que não tem as mesma garantias de retorno financeiro.

                    A questão é o meio termo entre admitir que para investir no canal tem uma presença de outra salva guarda financeiro e a relevância que o criador de internet tem para a publicidade torna ele um trabalho de verdade que se associa a toda produção audiovisual do cenário internacional. Fica a lição de que para der certo no youtube basta carisma é uma afirmação falsa nos dias de hoje, tem muito mais predisposição a estrelato com uma pitada de sorte do público comprar a sua ideia e te fazer crescer no tempo certo ou apressado, do ponto que se começa até o ponto que a profissionalização acontece por motivos tempos de prática e de compromissos oficiais que aparecem com a fama. O tempo vai passar e vão associar a dois lados: o criador e o legado profissional que agrega conhecimento aos conteúdos da plataforma que é bom para todo mundo no sentido de democratizar o acesso a informação.

                     É isso ai, pessoal
                     Até a próxima

 

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