Quinta do youtube #159: Paulistão no youtube, o sucesso e um começo.


 

 

       Olá pessoal

      Hoje se encerrou a primeira transmissão paralela de um estadual com tanto investimento, o Paulistão 22 teve seus altos e baixos com a iniciativa de transmissão gratuita do torneio de início de temporada. Entre a boa combinação de renovação de rostos na tela e até um segundo áudio, se destaca que procurar os apoios certos teve um prêmio que foi atrair torcida jovem para uma audiência fiel durante esse curto período de experiência do modelo alternativo. 

     Longe de ser a primeira vez que se transmitiu uma partida de futebol na plataforma de vídeos, em 2022 de forma organizada com um time fixo e revelando nomes que podem ser migrados para a TV como consequência natural de algo novo e que pode ser aplicada a torneios mais curtos. Construindo isso como exceção a regra, temos que entender que é preciso três fatores essenciais como o suporte dos canais grandes que carregaram parte da sua base de fãs, em segundo o carismas dos ex jogadores e influenciadores e terceiro que é o fato de um campeonato competitivo que tem rivalidade, clubes grandes e muita tradição. Um case de sucesso que parece aplicável a SP, talvez Rio de Janeiro com muito investimento ou até Minas Gerais, é um começo promissor de outras plataformas digitais aprenderem a competir ou substituir uma TV Fechada no futuro. 

    Destacando nomes como Chico Pedrotti, Mila, Bianca Molina, Tiago Leifert, entre outros ao longo deste dois meses,  o que tem de mais interessante que no vácuo das televisões que ficam pouco interessadas nestes torneios estaduais, o youtube embarcou na jornada de transmitir com a mesma qualidade da emissora oficial  - a Record - e fez com que o carisma do torneio aumentasse contabilizando o resultado final, não baseado em números, mas impressões o campeonato vai ser mais lembrado do que alguns dos anteriores. O maior estadual do Brasil foi mais atrativo e mobilizou mais torcida agregando o torcedor de sofá como uma massa interessada enquanto o retorno do público ao estádio ainda caminha a sua máxima capacidade. 

   Tudo tem uma inspiração, os projetos Esporte Interativo, DAZN e até One Football tentam a passos muitos lentos digitalizar uma experiência televisiva. As tentativas anteriores fizeram com que a formula de contratar, convidar rostos com bagagem pesada no esporte sem espaço nas emissoras e uni-los a pessoas construindo carreira, dão um ar novo que parece fundamental a toda aposta em transmissões esportivas. O futuro deste modelo vai depender de como outras federações ou até copas fortes como a Copa Verde ou Copa do Nordeste vão recepcionar a visibilidade e como pode ser lucrativa os acordos com youtube e Twitch.  

     A conclusão que não é definitiva, uma analise deste primeiro grande evento é que no Brasil, faz com algumas ressalvas temos que elogiar a iniciativa Paulistão no youtube teve um êxito em mostrar alternativa, outros parceiros possam tentar reproduzir um sucesso em torneios menos conhecidos ou impacto usando da facilidade de acesso como porta de entrada para engajamento nas redes. Isso quer dizer que os detentores de campeonatos maiores vão se interessar, não necessariamente, e no final tá tudo bem pois ao meu entender, todos os resultados foram positivos e até acima da expectativa. 

    Vale uma citação a FPF (Federação Paulista de Futebol), Desimpedidos de onde são Chico e Fred, a boa escolha do time fixo e os convidados que no contexto do clubismo ou bom humor foi eficiente, foi um bom estadual. 

     É isso, pessoal 

     Até a próxima. 


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