Profissão : O analista de Marketing
Wesley aqui , estou gostando de compartilhar sobre
profissões com vocês.
Hoje o assunto
será sobre um bom Marketeiro.
“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar
valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing
identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica
o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais os
segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os
produtos e serviços adequados.” Philip Kotler – Marketing Management
Esta área me
agrada muito, tenho um pouco de conhecimento e procuro sempre entender um pouco
mais.
O interessante é querer aprender um pouco de
cada departamento de sua empresa.
Eu no caso,
como havia dito na postagem anterior “o
lado vendedor de ser” trabalho com vendas, mas, eu fico procurando entender
como é o trabalho de compras, marketing, logística, entre outros. Uma questão
pessoal, mas que me ajuda a tomar algumas decisões, ampliando o meu
conhecimento e a futuramente quem sabe atuar em uma das áreas.
Marketing, assim
como vendas é uma área de criação, onde exige do profissional o seu máximo
empenho em desenvolver sua criatividade fazendo com que as pessoas se sintam
atraídas pela sua marca. Sendo assim, não é só promover a sua marca. O
profissional, ainda terá de lançá-la com um preço (custo) acessível de acordo
com seus recursos disponíveis.
Não menos
importante, é de extrema importância fazer uma pesquisa de campo. Empresas
vendem o que consumidores precisam. É preciso saber as necessidades de seu
público.
Como diz Kotler
sobre o Starbucks: “Eles vendem café caro e são bem-sucedidos no Brasil,
um dos países com maior produção mundial do grão. Isso é possível com a
construção de uma marca. Lá, eles tem internet, é confortável e as pessoas
gostam disso. Empresários precisam pensar em algo semelhante na hora de
promover seus negócios.”
Vou deixar 5 dicas essenciais para se tornar um
profissional da área diferenciado:
- 1° Andando, passeando com a namorada naquele final de semana. Viajando, onde for.
- O profissional de marketing está sempre ligado, buscando entender e analisando como tal coisa foi feito. (ser curioso, analisar)
- 2° Converse, leve ideias e também busque mais conhecimentos de pessoas mais experientes.
- Ser interativo com pessoas de outros departamentos. (saber se comunicar com os demais)
- 3° É muito importante esta dica. As empresas hoje querem ter menos custos e serem mais eficientes em todo o seu processo!
- É preciso saber mensurar tudo relacionado a seu universo. Por exemplo o impacto das campanhas em redes sociais e justificar suas ideias em números. (Se familiarizar com os números)
- 4° Não só para o marketing, mas para quase tudo em sua vida profissional bem-sucedida.
- Empresas mais exigentes, logo exigem outro idioma, principalmente o espanhol. (falar fluente outro idioma)
- 5° Ah está quinta dica é essencial para você. Eu particularmente sou fã!
- Quem não gosta de entender mais sobre as redes sociais? Não adianta ficar ali só navegando sem objetivos. O profissional em marketing precisa saber como funcionam as redes sociais. (Entender, ser curioso ao meio tecnológico)
Espero que tenha
gostado. É apenas uma base para você que trabalha ou pretende saber mais sobre
a área comercial.
Wesley
Edição e revisão :
@miyoshi_niceguy
Abaixo, link com 10 livros sobre marketing para
empreendedores.
Links relacionados ao conteúdo durante sua elaboração:
Comentários
Postar um comentário
Se expressem , gritem , cornetem , comentem
Grato , blog 2 cabeças viajantes