Profissão : O analista de Marketing



       
      Wesley aqui ,  estou gostando de compartilhar sobre profissões com vocês.

      Hoje o assunto será sobre um bom Marketeiro.

    Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados.” Philip Kotler – Marketing Management






       
      Esta área me agrada muito, tenho um pouco de conhecimento e procuro sempre entender um pouco mais.

        O interessante é querer aprender um pouco de cada departamento de sua empresa.
       
        Eu no caso, como havia dito na postagem anterior “o lado vendedor de ser” trabalho com vendas, mas, eu fico procurando entender como é o trabalho de compras, marketing, logística, entre outros. Uma questão pessoal, mas que me ajuda a tomar algumas decisões, ampliando o meu conhecimento e a futuramente quem sabe atuar em uma das áreas.

      Marketing, assim como vendas é uma área de criação, onde exige do profissional o seu máximo empenho em desenvolver sua criatividade fazendo com que as pessoas se sintam atraídas pela sua marca. Sendo assim, não é só promover a sua marca. O profissional, ainda terá de lançá-la com um preço (custo) acessível de acordo com seus recursos disponíveis.

      Não menos importante, é de extrema importância fazer uma pesquisa de campo. Empresas vendem o que consumidores precisam. É preciso saber as necessidades de seu público.

      Como diz Kotler sobre o Starbucks: “Eles vendem café caro e são bem-sucedidos no Brasil, um dos países com maior produção mundial do grão. Isso é possível com a construção de uma marca. Lá, eles tem internet, é confortável e as pessoas gostam disso. Empresários precisam pensar em algo semelhante na hora de promover seus negócios.”


Vou deixar 5 dicas essenciais para se tornar um profissional da área diferenciado:

  • Andando, passeando com a namorada naquele final de semana. Viajando, onde for.
  • O profissional de marketing está sempre ligado, buscando entender e analisando como tal coisa foi feito. (ser curioso, analisar)

  • Converse, leve ideias e também busque mais conhecimentos de pessoas mais experientes.
  • Ser interativo com pessoas de outros departamentos. (saber se comunicar com os demais)

  • É muito importante esta dica. As empresas hoje querem ter menos custos e serem mais eficientes em todo o seu processo!
  • É preciso saber mensurar tudo relacionado a seu universo. Por exemplo o impacto das campanhas em redes sociais e justificar suas ideias em números. (Se familiarizar com os números)

  • Não só para o marketing, mas para quase tudo em sua vida profissional bem-sucedida.
  • Empresas mais exigentes, logo exigem outro idioma, principalmente o espanhol. (falar fluente outro idioma)

  • Ah está quinta dica é essencial para você. Eu particularmente sou fã!
  • Quem não gosta de entender mais sobre as redes sociais? Não adianta ficar ali só navegando sem objetivos. O profissional em marketing precisa saber como funcionam as redes sociais. (Entender, ser curioso ao meio tecnológico)


     Espero que tenha gostado. É apenas uma base para você que trabalha ou pretende saber mais sobre a área comercial.

   Wesley
   Edição e revisão : @miyoshi_niceguy



Abaixo, link com 10 livros sobre marketing para empreendedores.



Links relacionados ao conteúdo durante sua elaboração:











Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista