Construindo ideias #1- Meritocracia e a inclusão social

  
   Olá pessoas
    Estamos aqui começando mais uma edição do Construindo ideias . O tema de hoje é quanto meritocracia é ilusória e o caminho que devíamos seguir é a inclusão social como instrumento de transformação social .

meritocracia
substantivo feminino
  1. 1.
    predomínio numa sociedade, organização, grupo, ocupação etc. daqueles que têm mais méritos (os mais trabalhadores, mais dedicados, mais bem dotados intelectualmente etc.).
  2. 2.
    p.met. classe ou grupo de líderes num sistema desse tipo.
  3. 3.
    sistema de recompensa e/ou promoção (p.ex., num emprego) fundamentado no mérito pessoal.
Origem
  
   Essa tema é frequentemente citado em debates contra movimentos sociais ,fundamentando a argumentação dos liberais. A classe média  e de tendências positivistas que tem mentalidade mais próxima das elites da sociedade do que as classes baixas ,  as quais suas condições de vida são mais próximas que é um tanto contraditório para o atual momento que vivemos .  É como dizem , a grama do vizinho é mais verde , por isso eles querem ser elite sem perceber que ainda vivem no barro .
Rio de Janeiro - RJ

    Desconstruir a meritocracia é analisar o mundo a sua volta e não encontrar o "paraíso" imaginado por uma parte da sociedade . O ponto de partida disso é encarar a desigualdade social visível no choque das imagens do morros cariocas e sua orla,turística e higienizada , com Leblon ,Copacabana ; Situação que se repete por todo o país em maior ou menor grau como as favelas de todo os cantos e a padronização de vida numa metrópole que se diz terra de oportunidade mas não gera condições de vida aos que vem atrás dessas chances . O começo da analise do cenário são as diferenças sociais e para mais além .
     Outro fator é a questão de moradia /educação nas diferentes classes e quanto isso afeta a ambição de quem nasce em cada uma delas . Eis que de um lado , o berço de ouro , e do outro : a dificuldade das pessoas comuns ; é fácil ter desde o começo da vida uma alimentação digna ,viver confortavelmente num apartamento , escolas bilíngue e com direcionamento aos vestibulares e no contraste dos mais simples que passam dificuldade no básico como comer todos os dias , pagar o aluguel que sobe cada vez mais e sobreviver no sucateado ensino público . Como esse dois quadros diferentes permitem a duas pessoas , uma vinda de cima e outra de baixo sonhar o mesmo enquanto um deles sempre quis ter o mínimo pra viver e outro teve de tudo ? 
        por isso a suposta "igualdade " sempre citada cai por terra . É possível questionar de como essas duas pessoas podem competir num pé de igualdade se desenvolvendo em condições materiais distante por um oceano de barreiras sociais . há inúmeros outros aspectos a se analisar porém isso rebate as principais argumentações meritocráticas .
        Temos que desconstruir a meritocracia e insistir nas Inclusão social . Os últimos anos demonstraram que o caminho das pedras é construir uma sociedade melhor a partir disto 
         os efeitos práticos da inclusão são a estrutura do Estado chegando , a possibilidade de uma ascensão a uma nova dimensão de vida . numa país que era estratificado por maioria em linha de pobreza extrema ,hoje se caracterizar por crescimento mesmo por vias assistencialistas , uma estrutura de vida com serviços básicos em dia e possibilitando chegar a uma faculdade ,sair do aluguel . Ser Includente é algo necessário a se fazer por um brasil melhor . 


    
No próximo capitulo , falaremos sobre a função e a luta do MST para além da mídia manipulada . O MST como grande movimento do campo brasileiro e a reforma agrária no combate aos latifundiários que possuem terras enormes improdutivas enquanto muitos sem comer no sertão e interiores do país .

até a próxima ,abraços
@miyoshi_niceguy

Comentários

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.