Delação Premiada : um sintoma de um país doente politicamente

   

   Olá , como estão ?

     Dentro do momento de furor político com o combate a corrupção , focado seletivamente no Governo PT da última década , temos a sensação básica que Brasília é um lugar sem ética , Inclusive no modo que usamos para prender os corruptos , Dedurado por outro bandido já pego , a questão é dá pra confiar ?
      uma coisa que toda a população concorda é que a política por aqui esta doente , precisando de uma nova direção , novas caras e uma coisa principal : Menos corrupção no sistema .  A principio , nada de errado , só que lembrar o modo que se executa tal reforma política advinda da pressão das Ruas começada em Junho de 2013 e abraçada por muitos oportunistas na Eleição de 2014 , onde tivemos a reeleição de Dilma Rousseff  , o tal texto já foi votado e aprovado além dos pacotes anti corrupção lançado no fim de 2015 em tom de urgência pela Presidenta ; Nos textos das duas propostas , a questão é que pouco se leu pela sociedade civil , termos ali promovem a exclusão dos partidos pequenos de esquerda e abre para os partidos oportunistas conservadores , buscam aumentar a polarização partidária  e miram menos uma classe que roube menos . É necessário fazer o contraponto que maior punição  é o desejado porém , parágrafos escondem novas artimanhas para se manter tais práticas .
       A delação premiada é um dos instrumentos legalizados no pacote anti corrupção, a estratégia virou o maior triunfo das investigações da Policia Federal , ligadas as diferentes operações como a Zelotes e a Lava Jato que vivem na mídia pelas prisões de Fulano dono de empresa x , empreiteiro ciclano e etc . A imprensa política tomou as rédeas da situação como não fazia a décadas , período anteriores ao golpe e a  Ditadura de 64 , ela toma uma forma e discurso definidas por um conservadorismo , um alvo demonizado e um objetivo claro , derrubar o governo vigente ; No contexto de hoje , miraram o PT e o transformaram num monstro corrupto e o principal problema da nação , o governo esteve perto de cair mas sobreviveu ao se abrirem os holofotes e perceber quão vazio é o movimento elitista e usurpador que pretendia o golpe no mais longo terceiro turno da história .
     O problema da medida por mais que seja uma limpeza ética ao legislativo , corrompido pela presença de macacos velhos a muito tempo é a pulga atrás da orelha que fica com a denuncias extremamente localizadas na base governista , o abafe a certos nomes importantes  , uma suspeita que muitos nomes nem estão envolvidos de fato e por ai vai .   Num pais como o nosso , acreditar cegamente numa justiça que usa alguém de caráter duvidoso  para gerar outros nomes de seus esquemas milionários e sabendo de suas ligações com inúmeros partidos , da para acreditar nos nomes dados ? que isso não faz parte de uma representação de combate a corrupção ? que isso não atende a outros interesses ? Tenho enormes  duvidas sobre o modelo e o modo como o jornalistas utilizam desse processo para construir um cenário político pior do que realmente é .
       O modo como era combatido a corrupção a décadas atrás era falho por falta de instrumentos para tal , provar a culpa de X em esquema tal , processos longos e sem resultados efetivos . Usando -se do mesmo pacotes aprovados agora , talvez agora temos condição de realmente prender e tirar fora da esfera política os velhos lobos dessa matilha . Temos que abandonar o ceticismo as vezes , o pais vai tentando saldar a divida de tantos anos corruptivos , alias são os anos de maior combate a esse mal , pequenos passos num caminho longo .
        A mídia tem seu papel dentro do esquema , elas pertencem a grande monopólios de políticos que detém as principais emissoras e rádios  locais e estaduais , controlando o processo da chegada de informações a população criando a indignação seletiva presente fortemente na sociedade atual . O que isso quer dizer no contexto das nossas vidas  , uma direção política a frente dos maiores redações de cada Estado e assim , gerando uma facilitação a corrupção de Z partidos e exposição de X partido como ocorre agora em sp com a máfia das merendas escolar em SP . O jornalismo político mal direcionado é parte de um sistema corrupto , afinal ele também recebe para omitir ou atacar alguém .
      Afinal o que é um pais doente politicamente , simples , onde as pessoas tem descrença nos seus políticos e lhe dão liberdade para fazerem o que querem , somados a um sistema pouco democrático em relação a acesso a informação e resultando num povo que não sabe cobrar de quem os representa  . Na consequência , temos um pais rico e desigual ,aonde sofremos com uma corrupção em todos os niveis da sociedade e na esfera política , quase como uma epidemia ,  as pessoas reclamando de um problema que a solução vem de cima para baixo e passa por uma mudança de consciência política .

abraços , @miyoshi_niceguy

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

A nossa necessidade de aparecer para o mundo