O mundo oculto das mensagens subliminares




   Provavelmente você já ouviu essa expressão “mensagem subliminar” e provavelmente você deve considerar uma mensagem subliminar como algo do além, sobrenatural, porém de sobrenatural essas mensagens não tem nada, na realidade elas são mais naturais do que você pensa, porém você nem percebe a existência delas.
   Segundo a Wikipédia o conceito de mensagem subliminar “é um tipo de mensagem que não pode ser captada pelos sentidos humanos. Subliminar é tudo aquilo que esta abaixo do limiar, a menor sensação detectável conscientemente...” Ou seja, tudo aquilo que é subliminar não é perceptível nem pela visão ou audição que são os principais sentidos humanos.
   As mensagens subliminares na maioria das vezes são encontradas em imagens e vídeos, o que acontece é simples, alguma mensagem com algum gênero que pode serpersuasivo ou de outro tipo é ocultada dentro de alguma figura, ou vídeo, filmes, comerciais etc. A mensagem ocultada não é percebida pelo globo ocular, passando totalmente despercebida pelo olho humano, porém o subconsciente capta essa mensagem, que fica gravada no cérebro da pessoa, futuramente a pessoa pode vir a realizar atos ligados àquela mensagem, porém ela nem imagina que o que ela esta realizando tem haver com a mensagem.
  O grande objetivo desse tipo de mensagem é persuadir as pessoas, o fato de serem ocultas e não perceptíveis é exatamente para que a pessoa venha a fazer certas coisas que não faria caso não tivesse sido submetida a uma mensagem subliminar, porém a pessoa não esta em um estado de hipnose, pois ela não perdeu a consciência. Não é um fato totalmente comprovado, mas segundo estudos, durante transmissões na TV muitas comerciais já utilizaram de mensagens subliminares para persuadir o telespectador a adquirir tal produto, porém segundo o código de ética mensagem persuasivas ocultas são ilegais por violarem a ética e obrigarem a pessoa a comprar.


   Em programas de TV e filmes e vídeos é comum algum tipo de tipo mensagem que tenha a intenção de persuadir, anunciar, informar sobre algo às pessoas que assistem, embora isso não seja um fato totalmente comprovado, é comum em filmes mensagens ocultas sobre sexo, drogas, propagandas entre outras coisas. A grande questão é que existem muitos indícios de que estas mensagens são reais, na Internet circulam provas claras de mensagens subliminares, embora muitos digam que não tem nada a ver, alguns vídeos e filmes por ai não cometeriam tal erro de colocar imagens de sexo, ou alguma propaganda atoa. E o pior disso tudo é que nós não percebemos nada, mas tudo isso fica gravado nas partes mais ocultas do cérebro.
   Um dos exemplos mais polêmicos que muitos consideram como algo subliminar são letras de musicas quando reproduzidas ao contrário, circulam por ai milhares de vídeos no qual musicas famosas quando executadas ao contrário trazem consigo alguma mensagem oculta, coincidência ou não a grande maioria com mensagens malignas ou sobre sexo. As musicas são um caso a parte, pois nesse caso não é possível saber se a letra foi composta daquela maneira propositalmente ou não, fato é que são muito estranhos vários sucessos com mensagens isso é. Outro fato importante é que o cérebro humano capta tudo ao contrário, no caso das letras de musica também, então a possibilidade de mensagens intencionais em musicas pode sim ser proposital, ai é mais uma questão de interpretação de cada um.


È importante ressaltar que mensagem subliminar é tudo aquilo que não pode ser percebido pelos sentidos humanos, qualquer sinal de percepção, faz com que a mensagem não se enquadre como subliminar, no caso especifico das musicas nossos sentidos captam, porém não percebemos nenhum tipo de mensagem quando executadas normalmente, só conseguimos perceber quando lemos a letra da musica ao contrário (ninguém faz isso), ou seja, requer muita atenção para percebemos tal mensagem. As partes subliminares presentes em musicas não tem como foco persuadir a ninguém, a propósito o foco destas é um pouco confuso, pois geralmente só citam alguma coisa maligna, ou sexo é muito estranho isso, chega a ser assustador.
   Resolvi escrever esse texto por que curiosamente ontem O SBT durante a programação da tarde, interrompeu uma novela por cerca de 1 segundo e exibiu na tela algo ligado à novela Carrossel, eu estava bem próximo a TV e consegui perceber apenas a palavra Carrossel, suponhamos que seja uma mensagem falando sobre a estreia da novela, isso não é uma mensagem subliminar por que meu olho percebeu pelo fato que eu estava muito próximo a TV, porém foi algo semelhante, pois tem como intenção persuadir o telespectador a ver a novela, você pode considerar que foi um erro técnico do SBT, eu não creio em minha opinião é proposital para que as pessoas assistam, e como eu disse tudo isso foi em um segundo eu captei por que estava do lado da TV, quem estava no sofá provavelmente não viu nada, mas o seu subconsciente captou pode ter certeza, então não se assuste se você começar a assistir Carrossel.

Essa video também é bem claro e explica muito bem as mensagens,dai se você vai acreditar ou não e você que decide

 

   Contudo isso se percebe que as mensagens subliminares não são algo do além como muitos pensam, na realidade são mensagens criadas pelo ser humano com algum intuito que pode ser desde persuadir alguém a comprar algum produto, a assistir algum programa, até ocultar alguma mensagem dou mal, ou de sexo entre outras coisas, essas mensagens manipulam a mente humana, pois não são captadas pelos sentidos, mas o subconsciente capta tudo, ou seja, são sim algo muito bem produzido, porém são muito antiéticos e imorais.

O video explica um pouco melhor vejam, esse video é interpretativo cabe a você que assistir acreditar ou não




Autor: Samuel Lucas


Comentários

  1. Isso explica porque quando eu não assisto Carrossel fico me sentindo mal

    ResponderExcluir
  2. Ontem eu tava olhando o sbt e vi uma mensagem parecida com essa mas era da jequiti

    ResponderExcluir
  3. porque o vídeo do carrossel foi retirado ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se expressem , gritem , cornetem , comentem

Grato , blog 2 cabeças viajantes

confira :

TV Aberta um verdadeiro lixo televisivo

Jogador 2 Cabeças: Mulheres, sexismo e clubinhos.