17/02/2012

Por que a população do interior de MG não torce para os times da capital?



   Minas Gerais é um estado que possui uma grande tradição futebolística, com dois grandes times que estão entre os maiores do Brasil, o Atlético e o Cruzeiro. Porém mesmo com dois times grandes de destaque nacional, a população do interior mineiro não da tanta importância para eles, optando por torcer por times do eixo Rio-São Paulo, mas por que será que esse fato ocorre? O que tem de errado com os times da capital?
  As torcidas de Atlético e Cruzeiro são bem grandes no estado de Minas Gerais, este fato é inegável, porém em determinadas localidades do estado é raridade encontrar algum torcedor do GALO e da Raposa, como por exemplo, nas cidades próximas do interior paulista, interior carioca e norte de minas na divisa com a Bahia, só tem torcedor de times de São Paulo e Rio de Janeiro.
  Algumas cidades chegam a ser impressionantes pelo grande número de torcedores de times de outros estados, Juiz de Fora na divisa com o Rio de Janeiro é praticamente uma cidade carioca, só tem torcedor do Flamengo. Uberlândia, Uberaba e todo o triângulo Mineiro só tem torcedor do Corinthians, do São Paulo e do Palmeiras, Galo é Cruzeiro simplesmente não existem.
  Cruzeiro e América recentemente nas ultimas edições do Brasileirão jogaram em Uberlândia contra times paulistas, lembro-me de um jogo entre Cruzeiro X São Paulo em Uberlândia  a maioria era torcedor do São Paulo. Ano passado o América enfrentou o Corinthians também em Uberlândia e pra variar só tinha torcedor do time paulista, é lamentável esse fato os times mineiros perderem em número de torcedores dentro do próprio estado. (obs. América 2 X 1 Corinthians, Brasileirão 2011 eu gostei, isso foi para os mineiros-paulistas de Uberlândia se ferrarem, aprendam apoiem os times daqui)
   Esse fato é difícil de explicar, mas tenho uma hipótese para os mineiros torcerem para times paulistas e cariocas. É por que a mídia televisiva foca muito no eixo RJ-SP, com isso os times de lá se tornam mais populares que os de BH, e outro fato que contribui é que a capital fica longe das cidades do interior com isso as pessoas não tem como ver os jogos no estádio, com isso resta a televisão e como todos sabemos a Globo e a Band só transmitem jogos dos times do Rio e de São Paulo.
   Não tenho absolutamente nada contra times do eixo RJ-SP, e não estou querendo dizer nesse texto em momento algum que por que a pessoa é mineiro, tem que torcer para times de MG, porém em minha opinião os mineiros deveriam valorizar um pouco melhor os times do seu estado, assim como o carioca valoriza os deles, os paulistas valorizam os de SP, os gaúchos valorizam os times do RS. Acordem mineiros os paulistas e cariocas não estão nem ai para os times de MG, para que então temos que dar tanto valor para eles? Felizmente moro na capital e aqui só tem GALO e Cruzeiro mesmo e Viva o Futebol Mineiro.

@samuellucas1