22/08/2016

os pontos positivos e negativos da Olimpiadas RIO 16

      

      Olá , meus caros 
      Estou aqui para falar de Olimpíadas Rio 16 - sei que eles acabaram hoje , meu intuito nunca foi cobrir e haja dinheiro para ir pro Rio de Janeiro - , enfim viu analisar certas coisas que agradaram e desagradaram nesta edição dos Jogos Olimpicos , a primeira na América do Sul   , no qual tivemos ótimos resultados apesar de toda a ausência de estrutura para todos os esportes poucos ou não conhecidos tiveram para se preparar para competir a primeira ou  no muito ,terceira  competição olimpica da História do esporte , levantar a questão que é fácil falar que deu certo e foi show e outra é perceber que o pais precisa de estrutura esportiva como um todo e projeto de educação para nós tornamos um pais Olímpico de verdade , não brigar por 13° lugar , temos tamanho para brigar com Japão , França , Alemanha e etc . 

     Um fato que vou destacar antes de fazer a lista com prós e contras de toda a questão é o machismo , ficou claro quando todas as seleções masculinas dos esportes populares aqui estavam embaixo foram abraçadas as Mulheres dos esportes , elas que lutam muito por isso até hoje , quando falharam , jogadas aos cantos e justificadas com frases machistas , para muitos esporte é coisa de HOMEM , no futebol foi assim , nos outros foi suavizado mas não duvido que houve comentários típicos de machão de internet falando que elas deviam ir pra cozinha e coisas do tipo , sabe é previsível até demais , muitos pessoas por ai , por favor só melhorem .      O clima político foi claro seja na abertura ou no encerramento da Olimpíada , a situação do país é crítica mesmo , os jogos amenizaram as coisas e sim , trouxeram alegria as pessoas , porém não podem servir para esconder o descontentamento da população que apesar de toda a crise se abriu para receber o mundo que veio até a cidade do Rio de Janeiro como é o nosso DNA como povo . 

      A situação não mudou porque paramos 2 semanas com nossas tretas , no Futebol ainda temos uma confederação de futebol nacional a beira de uma crise política infinita mesmo com o ouro , o golpe esta na nossa cara e não dá para negar isso , mesmo com a mídia nos empurrando outras coisas , a herança real deste jogos é muita maquiagem social e provável desmonte do desporto nacional e para finalizar tudo isso é que Temer não ter coragem de aparecer em público é um sinal claro que as pessoas não esqueceram da política nem por um segundo . 

Vamos as listas :

      Pontos positivos:
      Primeiramente , FORA TEMER , segundo é que os  jogos foram bem organizados no geral e com poucos incidentes no sentido de segurança e estrutura . Todas as modalidades ocorreram sem problemas , tirando o futebol que basicamente não ocorreu no Rio por faltas de arenas para recebe-las , a abertura e fechamento foram de bom nível e mostraram o talento do Brasil para construir uma boa festa . 

       Superação dos atletas e projetos sociais : Alguns medalhistas mostraram o outro lado da moeda do investimentos social é que isso faz muito bem para as pessoas e o esporte , os talentos de Rafaela Silva , Isaquias  queiroz , maicon siqueira e outros que saíram de esforços oficiais para que talentos fossem revelados para os jogos , no contraste do que fez outros governos que tratavam esporte apenas como ele já era grande e se aproveitando oportunamente de suas conquistas vide os militares , dentre os recordes que tivemos , esse talvez seja o mais importante é a conquistas de figuras dadas como azarões , afinal mostram que investir de forma correta vale a pena . 

       Reconhecimento mesmo que tardio : Outro ponto que somos falhos é a questão de grande Ídolos do Esporte subjugados sobre seus resultados , conseguirem fazer seu nome com o povo brasileiro finalmente . O caso de grandes atletas marcados por poucos títulos , sendo considerado menos do que são , o hábito cultural de valorizar apenas a vitória é comum por aqui , a prata ou bronze que vale muito para o atletas e para as pessoas deste país não valem nada , lembro me do que falaram do Diego Hipollito como grande amarelão pelas quedas e choros há 8 , 4 anos atrás e hoje , reverenciado pela prata no Solo , Neymar na seleção , mesma coisa , o craque sem Títulos que fracassou na Copa do Mundo, ganhou a olimpíadas , bruninho , levantador do Volei masculino , conhecido como filho do técnico conquista o ouro jogando muito e provando seu valor . 

     Torcida a brasileira : Vale ressaltar que como torcedores somos tantos ingratos mas estamos muito bem no nosso fanatismo e empolgação , as arquibancadas cheias na arenas e instalações desde dos esportes super populares a pouco conhecidos fizeram com que essa Olimpíada marcasse os atletas gringos ou brasileiros , um dos fatores que marcarão esta edição . 

     Recordes e mais recordes : um lado que temos que falar sobre é a quebra de recordes seja o número de atletas qualificados , numero de medalhas , posição no ranking , 3 medalhas na vela , varios medalhas inéditas e etc , foi um ótimo , Rio16.


pontos negativos :
  1.        Maquiagem social e custos de uma olimpiada : Por trás de toda festa e alegria do povo Brasileiro temos uma montanha de coisas jogada para embaixo do tapete ; Os pobres que perderam suas casas para existir a vila e o parque olimpico não estava sorrindo ao final da festa , nem os pobres das favelas próximas vendo aquele show no maracanã do alto da laje , as vias próximas da favelas foram simplesmente tapadas com outdoors e esquecidas , tal qual quem vive até lá até hoje e os custos exorbitantes de toda festa que quebrou um Estado inteiro como o Rio que até dias antes dos jogos , vivia o caos de uma administração que dizia não ter dinheiro para cumprir seus compromissos , isso agente não vai esquecer tão fácil . 
  2.       Farras , deslizes e polícia :  Uma herança negativa são os casos da violência urbana envolvendo os atletas , a mentira dos nadadores que usaram o fato comum no Rio para fugir de uma punição por um porre numa festa ; A policia aparecer tanto momento tão festivo como esse é uma marca ruim para um evento tão bom
  3.       A cultura de  vencer sempre : o fato de estarmos em casa e jogarmos sempre com torcidas ,não é um sinal de mais vitórias , ou seja , medalhas , o que vale medalhas é estrutura , o que se comenta é o fato de x favorito não ter chegado e tals , o fato de um atleta não ter ganho o ouro e que ele não presta por isso , um exemplo : Futebol masculino se perdesse não prestaria 1 real e Neymar ia ser o Garoto mimado . 
  4.      super investimentos em 2 Ciclo Olímpico só : O fato de ter uma competição desse porte e com tantos esportes , o investido para que tivéssemos bons resultados como estes de agora foi o que deveria ter feito há muito tempo , não se pode achar que colocar dinheiro em 2 ciclos olímpicos fariam agente subir de 25° para 10° e garantir muitos ouros se os esportes menores mal tem verbas e atletas não vivem dos seus esportes , imaginar um Brasil que dará certo nas Olimpíadas é se investir sempre para poder ter resultados e não esperar surgir flores no deserto , num processo meritocrático e surgir 1 medalhista a cada 4 anos , sempre com o mesmo discurso que venceu sozinho no esporte. 
  5.      Machismo demais nos esportes : uma coisa que ficou clara como a neve é o pensamento machista dos torcedores brasileiros que sempre se dizem a favor do Brasil onde jogar mas quando é uma mulher ou time feminino vem desqualificar totalmente a categoria seja grande como o futebol que foi amada por 3 vitória e odiada por 2 derrotas na hora H , afinal foram  de apoiem elas , elas merecem, para não merece ser esporte olimpico , time fraco , tendo uma 5 vezes bola de ouro da FIFA ou nos outros esportes menores que simplesmente desaparece da mídia , resultado e tudo  . Na mídia esportiva , mulher só serve pra ser musa e vender capa de revista , o que mais se viu é lista de mulheres mais bonitas da olimpiadas , fato que muitas são belas e tal , mas elas são atletas como os homens e até melhores . No final ,o que importa para essa mídia machista , são os corpos e objetifica-los . 
   Links relacionados :

http://www.brasil247.com/pt/247/rio247/250974/Rio-2016-termina-com-bolo-de-Temer-diante-do-Jap%C3%A3o.html - Temer se ausenta após vaias na abertura
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/rio-2016-a-olimpiada-das-mulheres - as mulheres no Rio
http://extra.globo.com/esporte/rio-2016/pesquisa-revela-machismo-em-reportagens-comentarios-sobre-olimpiada-19899399.html - machismo nos comentários de jornais gringos e brasileiros 
http://brasil.elpais.com/brasil/2016/08/21/opinion/1471813304_331779.html - dados desta Olimpíada

http://www.gazetaesportiva.com/olimpiadas-2016/confira-fotos-das-musas-dos-jogos-olimpicos-2016/
 - matérias das " musas " - objetificação clara
http://gq.globo.com/GQ-no-podio/noticia/2016/08/rio-2016-sete-musas-da-olimpiada-que-vao-deixar-saudades.html
 outra matéria de fotos com " musas "
http://rederecord.r7.com/rio-2016/fotos/todas-as-musas-das-olimpiadas-rio-2016-e-gata-que-parou-o-pan-foram-destaques-07082016#!/foto/1 
e mais" musas " e cadê as muitas atletas que competiram no Rio ?
     
@miyoshi_niceguy , até a próxima .