os pontos positivos e negativos da Olimpiadas RIO 16

      

      Olá , meus caros 
      Estou aqui para falar de Olimpíadas Rio 16 - sei que eles acabaram hoje , meu intuito nunca foi cobrir e haja dinheiro para ir pro Rio de Janeiro - , enfim viu analisar certas coisas que agradaram e desagradaram nesta edição dos Jogos Olimpicos , a primeira na América do Sul   , no qual tivemos ótimos resultados apesar de toda a ausência de estrutura para todos os esportes poucos ou não conhecidos tiveram para se preparar para competir a primeira ou  no muito ,terceira  competição olimpica da História do esporte , levantar a questão que é fácil falar que deu certo e foi show e outra é perceber que o pais precisa de estrutura esportiva como um todo e projeto de educação para nós tornamos um pais Olímpico de verdade , não brigar por 13° lugar , temos tamanho para brigar com Japão , França , Alemanha e etc . 

     Um fato que vou destacar antes de fazer a lista com prós e contras de toda a questão é o machismo , ficou claro quando todas as seleções masculinas dos esportes populares aqui estavam embaixo foram abraçadas as Mulheres dos esportes , elas que lutam muito por isso até hoje , quando falharam , jogadas aos cantos e justificadas com frases machistas , para muitos esporte é coisa de HOMEM , no futebol foi assim , nos outros foi suavizado mas não duvido que houve comentários típicos de machão de internet falando que elas deviam ir pra cozinha e coisas do tipo , sabe é previsível até demais , muitos pessoas por ai , por favor só melhorem .      O clima político foi claro seja na abertura ou no encerramento da Olimpíada , a situação do país é crítica mesmo , os jogos amenizaram as coisas e sim , trouxeram alegria as pessoas , porém não podem servir para esconder o descontentamento da população que apesar de toda a crise se abriu para receber o mundo que veio até a cidade do Rio de Janeiro como é o nosso DNA como povo . 

      A situação não mudou porque paramos 2 semanas com nossas tretas , no Futebol ainda temos uma confederação de futebol nacional a beira de uma crise política infinita mesmo com o ouro , o golpe esta na nossa cara e não dá para negar isso , mesmo com a mídia nos empurrando outras coisas , a herança real deste jogos é muita maquiagem social e provável desmonte do desporto nacional e para finalizar tudo isso é que Temer não ter coragem de aparecer em público é um sinal claro que as pessoas não esqueceram da política nem por um segundo . 

Vamos as listas :

      Pontos positivos:
      Primeiramente , FORA TEMER , segundo é que os  jogos foram bem organizados no geral e com poucos incidentes no sentido de segurança e estrutura . Todas as modalidades ocorreram sem problemas , tirando o futebol que basicamente não ocorreu no Rio por faltas de arenas para recebe-las , a abertura e fechamento foram de bom nível e mostraram o talento do Brasil para construir uma boa festa . 

       Superação dos atletas e projetos sociais : Alguns medalhistas mostraram o outro lado da moeda do investimentos social é que isso faz muito bem para as pessoas e o esporte , os talentos de Rafaela Silva , Isaquias  queiroz , maicon siqueira e outros que saíram de esforços oficiais para que talentos fossem revelados para os jogos , no contraste do que fez outros governos que tratavam esporte apenas como ele já era grande e se aproveitando oportunamente de suas conquistas vide os militares , dentre os recordes que tivemos , esse talvez seja o mais importante é a conquistas de figuras dadas como azarões , afinal mostram que investir de forma correta vale a pena . 

       Reconhecimento mesmo que tardio : Outro ponto que somos falhos é a questão de grande Ídolos do Esporte subjugados sobre seus resultados , conseguirem fazer seu nome com o povo brasileiro finalmente . O caso de grandes atletas marcados por poucos títulos , sendo considerado menos do que são , o hábito cultural de valorizar apenas a vitória é comum por aqui , a prata ou bronze que vale muito para o atletas e para as pessoas deste país não valem nada , lembro me do que falaram do Diego Hipollito como grande amarelão pelas quedas e choros há 8 , 4 anos atrás e hoje , reverenciado pela prata no Solo , Neymar na seleção , mesma coisa , o craque sem Títulos que fracassou na Copa do Mundo, ganhou a olimpíadas , bruninho , levantador do Volei masculino , conhecido como filho do técnico conquista o ouro jogando muito e provando seu valor . 

     Torcida a brasileira : Vale ressaltar que como torcedores somos tantos ingratos mas estamos muito bem no nosso fanatismo e empolgação , as arquibancadas cheias na arenas e instalações desde dos esportes super populares a pouco conhecidos fizeram com que essa Olimpíada marcasse os atletas gringos ou brasileiros , um dos fatores que marcarão esta edição . 

     Recordes e mais recordes : um lado que temos que falar sobre é a quebra de recordes seja o número de atletas qualificados , numero de medalhas , posição no ranking , 3 medalhas na vela , varios medalhas inéditas e etc , foi um ótimo , Rio16.


pontos negativos :
  1.        Maquiagem social e custos de uma olimpiada : Por trás de toda festa e alegria do povo Brasileiro temos uma montanha de coisas jogada para embaixo do tapete ; Os pobres que perderam suas casas para existir a vila e o parque olimpico não estava sorrindo ao final da festa , nem os pobres das favelas próximas vendo aquele show no maracanã do alto da laje , as vias próximas da favelas foram simplesmente tapadas com outdoors e esquecidas , tal qual quem vive até lá até hoje e os custos exorbitantes de toda festa que quebrou um Estado inteiro como o Rio que até dias antes dos jogos , vivia o caos de uma administração que dizia não ter dinheiro para cumprir seus compromissos , isso agente não vai esquecer tão fácil . 
  2.       Farras , deslizes e polícia :  Uma herança negativa são os casos da violência urbana envolvendo os atletas , a mentira dos nadadores que usaram o fato comum no Rio para fugir de uma punição por um porre numa festa ; A policia aparecer tanto momento tão festivo como esse é uma marca ruim para um evento tão bom
  3.       A cultura de  vencer sempre : o fato de estarmos em casa e jogarmos sempre com torcidas ,não é um sinal de mais vitórias , ou seja , medalhas , o que vale medalhas é estrutura , o que se comenta é o fato de x favorito não ter chegado e tals , o fato de um atleta não ter ganho o ouro e que ele não presta por isso , um exemplo : Futebol masculino se perdesse não prestaria 1 real e Neymar ia ser o Garoto mimado . 
  4.      super investimentos em 2 Ciclo Olímpico só : O fato de ter uma competição desse porte e com tantos esportes , o investido para que tivéssemos bons resultados como estes de agora foi o que deveria ter feito há muito tempo , não se pode achar que colocar dinheiro em 2 ciclos olímpicos fariam agente subir de 25° para 10° e garantir muitos ouros se os esportes menores mal tem verbas e atletas não vivem dos seus esportes , imaginar um Brasil que dará certo nas Olimpíadas é se investir sempre para poder ter resultados e não esperar surgir flores no deserto , num processo meritocrático e surgir 1 medalhista a cada 4 anos , sempre com o mesmo discurso que venceu sozinho no esporte. 
  5.      Machismo demais nos esportes : uma coisa que ficou clara como a neve é o pensamento machista dos torcedores brasileiros que sempre se dizem a favor do Brasil onde jogar mas quando é uma mulher ou time feminino vem desqualificar totalmente a categoria seja grande como o futebol que foi amada por 3 vitória e odiada por 2 derrotas na hora H , afinal foram  de apoiem elas , elas merecem, para não merece ser esporte olimpico , time fraco , tendo uma 5 vezes bola de ouro da FIFA ou nos outros esportes menores que simplesmente desaparece da mídia , resultado e tudo  . Na mídia esportiva , mulher só serve pra ser musa e vender capa de revista , o que mais se viu é lista de mulheres mais bonitas da olimpiadas , fato que muitas são belas e tal , mas elas são atletas como os homens e até melhores . No final ,o que importa para essa mídia machista , são os corpos e objetifica-los . 
   Links relacionados :

http://www.brasil247.com/pt/247/rio247/250974/Rio-2016-termina-com-bolo-de-Temer-diante-do-Jap%C3%A3o.html - Temer se ausenta após vaias na abertura
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/rio-2016-a-olimpiada-das-mulheres - as mulheres no Rio
http://extra.globo.com/esporte/rio-2016/pesquisa-revela-machismo-em-reportagens-comentarios-sobre-olimpiada-19899399.html - machismo nos comentários de jornais gringos e brasileiros 
http://brasil.elpais.com/brasil/2016/08/21/opinion/1471813304_331779.html - dados desta Olimpíada

http://www.gazetaesportiva.com/olimpiadas-2016/confira-fotos-das-musas-dos-jogos-olimpicos-2016/
 - matérias das " musas " - objetificação clara
http://gq.globo.com/GQ-no-podio/noticia/2016/08/rio-2016-sete-musas-da-olimpiada-que-vao-deixar-saudades.html
 outra matéria de fotos com " musas "
http://rederecord.r7.com/rio-2016/fotos/todas-as-musas-das-olimpiadas-rio-2016-e-gata-que-parou-o-pan-foram-destaques-07082016#!/foto/1 
e mais" musas " e cadê as muitas atletas que competiram no Rio ?
     
@miyoshi_niceguy , até a próxima .

Comentários

  1. Gostei da matéria.Estou utilizando como auxílio de estudo para prova da Faculdade.Como uma Olimpíada muda os costumes e o dia-a-dia de uma cidade,populacao,estado e país.

    ResponderExcluir
  2. Que bom ter encontrado esse conteúdo, estava precisando! Tive dificuldade de compreender algumas partes por conta da escrita e pontuação, que podem ser melhores. Mas parabéns pela exposição comparativa dos pontos positivos e negativos.

    ResponderExcluir
  3. Olha o pessoal da AlFA ai gente ahahaaha

    Se "aprocheguem" *---*

    ResponderExcluir
  4. Mais uma da Alfa, kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Excelente crítica. Os argumentos utilizados foram ótimos, além de que é preciso ver certas coisas de todos os ângulos. Uma sugestão para melhorar os seus textos, cuidado com as palavras, pois algumas apresentam erros ortográficos, fora isso está maravilhoso e... Meus Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se expressem , gritem , cornetem , comentem

Grato , blog 2 cabeças viajantes

confira :

2C Indica: Lyrics training.com/ Lingoclip(App)