FHM #61 : Os estaduais tem que acabar ?

  

   Olá, pessoal 

     Hoje, vamos discutir a necessidade da existência dos Estaduais e os problemas  existente neste torneios regionais que são bem específicos a continentalidade do Brasil. O assunto é frequente dos anos 2000 para cá, desde as mudanças de lei no futebol e a dinâmica do mercado tiveram suas revoluções. 

    Para analisar de forma mais coerente, um assunto tão complicado, vou listar alguns argumentos e depois faço um posicionamento geral sobre o que acontece e qual a minha visão sobre o assunto. Fique claro, que qualquer crítica ao meu raciocínio é bem vinda nos comentários. 

Pontos positivos : 

   
   1) Oportunidades ao Interior : Sei o que move a TV/Clubes/Federação é atrair os telespectadores com os jogos de maior importância, porém os clubes do interior tem sua força e tem seu período de exposição que é essencial para manter suas marcas na memória do povo. Por exemplo : clubes tradicionais de São Paulo como Guarani,Ponte Preta, São Caetano, Bragantino entre outros, além de times como América-RJ, Portuguesa da Ilha, Caxias, Ipatinga, Asa de Arapiraca e etc que tiveram seus momentos e agora tem a só janela do início do ano para mostrar que ainda existem e tem força
   
   2) Título de valor : Por mais que se diga mil coisas sobre o torneio, tem seu valor na temporada e serve de parâmetro de fases boas e ruins, consagrou jogadores e técnicos por ai e serve como preparação de elenco para a sequência do ano. Pode falar mal do Estadual mas é obrigação ganhar de anos em anos. 

  3) Revelações  e vendas : Pode parecer que é ultrapassado, porém o mercado se movimenta a partir dos destaques e artilheiros destas competições. É também época de jogadores de ano curto tentarem sua sorte em contratos com o interior e alguns poucos conseguem um negócio bom para si e os clubes que sempre precisam vender para pagar as contas. 

  4) Rivalidades locais : Nada melhor que ver clássicos e é aqui que os estaduais ganham um ponto com as torcidas. O encontro de derbis das capitais e do interior motiva muita gente a gostar de ver os jogos e encher estádios como vai o Derbi centenário, choque rei ,derbi campineiro, comefogo e etc, sempre serão importantes para quem gosta de futebol. 

  5) Desafogo financeiro : Uma certeza se o Estaduais acabarem é o fim de qualquer clube fora das capitais. O cenário é um exagero mas é nesta época do ano que 90% dos clubes faz o caixa maior e tem o dinheiro das federações assegurando mais um ano disputando outros torneios bem menores, situação triste do interior do país. 

 Pontos negativos : 


  1) Falta de competitividade : O nível técnico caiu muito faz duas décadas, a queda dos times do interior tirou o brilho dos torneios regionais 

  2) Federações mal administradas : Acostumados com a estrutura arcaica de futebol com jogadas dos cartolas fizeram que os bons campeonatos se tornassem uma piada comparadas aos outros compromissos dos grandes times 

 3) Pouca grana : Com o passar dos anos, os estaduais começou a pagar pouco em relação a outros campeonatos e começou a perder público. 

4) Pouca zebras : Antigamente era comum ver times como Ponte Preta, Guarani, Bragantino, Portuguesa chegando a finais e semifinais dando trabalho ao grandes, hoje é uma exceção que ocorre bem menos e torna previsível o torneio regional. 

5) Duração dos torneios : Um problema atual é que as organizações do calendários espremeram o ano e suas datas para jogos e a duração longa dos Estaduais o torna impopular quando disputa com Copa do Brasil e Libertadores. 

Analise Geral : 


    Os Estaduais de norte a sul estão desatualizados, vivem de tradição e memória afetiva que não tem muito efeito no meio de negócios do futebol. Longe de ser uma questão de abruptamente acabar e encerrar um trabalho de décadas de federação e times. Devemos trazer em voga, uma discussão de modelos novos e alternativas para o futebol da realidade sobreviver, os pequenos e médios terem calendários para se manter financeiramente e trazer de volta o dinheiro para fora dos centros urbanos. 
     Existir um torneio que os times do interior possam aparecer na TV é tão necessário como manter os jogos dos grandes de cada Estado na grade, devemos em vez de olhar em saídas de países distantes do nosso tamanho, é encarar que é peculiar a questão e criar uma boa alternativa que mantenha vivo o futebol raiz e tradicional se sustentando enquanto vemos Flamengo e Corinthians todas as quartas e domingos. 

  Sugestão pessoal 

    Buscar reforçar as divisões inferiores, com o aumento de TV e Jogos, além de construir torneios regionais para movimentar o interior pelo ano todo como tem ocorrido com a copa do Nordeste e Copa Verde.  Reestruturar clubes e trazer apoios para zonas de futebol outrora conhecidos através de uma nova ideia de marketing, ou seja profissionalização das federações e clubes feita de cima para baixo pela CBF, federações e times. 

É isso, pessoal 
Não deixe o futebol morrer
Até a próxima. 

  
     

Comentários

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Sinto falta dos desenhos japoneses na TV