FHM #62 : Torcida única, é bom pra quem ?

 


  Olá pessoal 

   Hoje, o tema é a proibição de torcida visitante nos clássicos na cidade de São Paulo por recomendação do ministério Público e da Policia Militar que não garantem proteção ao evento. O caso do futebol mais rico e que não consegue controlar duas massas de torcida grandes num pré, no jogo e no pós jogo, a saída das duas torcidas do estádio, o questionamento é quem ganha com isso ? 

   A medida em vigor há pelo menos 2 anos na capital Paulista, depois de um longo histórico de brigas em cada confronto entre os gigantes de São Paulo. A violência era previsível pela ações constantes da torcidas organizada, as rivalidades e alianças que ocorrem nestes relacionamentos entre essas organizações ligadas aos clubes, problema parecido com os hooligans com algumas particularidades do futebol brasileiro. 

 Existem pontos de vistas nessa questão de segurança x acesso : 


PM e MP-SP : Alternativa que foca mais a segurança pública e faz da restrição do público como a chave para evitar os confrontos de torcidas. Visa trazer o público com a sensação de maior calmaria da torcida única e que a possibilidade de confronto é muito baixa pelo menos nos arredores dos estádios. 

Torcidas Organizadas : Reclama o direito de poder dividir o estádio mesmo que na cota tradicional 90%-10% , o trabalho da polícia tem que ser melhor para poder garantir a coexistência de torcidas rivais nas arquibancadas. 

Torcedor comum : Mesmo com a violência frequentava os estádios pelo valor destes grandes Derbis, fica afastado do futebol quando joga fora e tem o direito de ir em casa, vão se dividir entre apoiadores e pessoas contra a medida que tira o brilho do futebol paulista. 

Clubes : Acatam a medida, fazem campanha de paz e outros projetos porém há quem discorde pois se perde dinheiro com a não possibilidade de usar o estádio inteiro e pela tradições de dividir a arena que se perdem na ação da MP e PM. 



    Considerando o histórico anterior , a nossa analise começa com o mea culpa que tem nessa medida pois indica a falha dos órgãos em promover eventos tão grandes ,sendo que a cidade recebe shows, feiras e convenções todo mês e nunca desiste de nenhum outro como foram os clássicos de São Paulo. A violência urbana ligadas as organizadas é uma questão que mostra a falta de ação mais diretas da MP-SP e táticas para evitar guerras de torcidas, também reflete o despreparo da PM que não tem poder para gerir eventos de massa do futebol. Toda a crítica as instituições citadas refere-se no planejamento e execução que levou a medida drástica ao futebol que perde um espetáculo e ganha um jogo engessado que descaracteriza toda a tradição de décadas. 

     Torcidas organizadas tem um um passado que não recomenda confiança com sua relação promíscua com os clubes e ações bipolares de ameaças e apoio. Apesar de todo o cenário anterior é justificável reclamar a chance de estar nos jogos pois a paz é possível dentro de uma situação, com o controle mais rígido do poder público. Essas torcidas tem problemas internos, entretanto elas fazem maior número e tem presença que é importante para qualquer espetáculo. 

    O público geral sofre com a desvalorização dos clássicos gerando desinteresse e os clubes perdem uma das partidas mais importante que são os clássicos se tornam partidas "punidas" sem o clube ter feito nada de errado .É uma via de mão dupla, a questão de aumento de público com a entrada da torcida única pois ganha um torcedor casual e afasta outros públicos justamente pela ausência dos visitantes pois o convívio e a socialização que são efeitos colaterais do futebol se perdem e gera uma atmosfera diferente da paz que gostaríamos de ver. 

Conclusões :


    Depois de algumas analises, responderemos a pergunta do título que tem tido vantagens dessa medida de segurança. Os beneficiários da medida foram as pessoas comuns junto a cidade que num modo restritivo fizeram uma saída para a violência botando ela debaixo do tapete e os que perdem com isso é a parcela de quem ama o futebol e fica impedido de ter acesso aos jogos mais legais da temporada, os clubes perdem receita e valor numa situação dessa porém acatam a decisão vinda da MP. 

     Por um lado é necessário para ter uma maneira de controlar a animosidade da Torcidas organizadas porém é uma medida que poda o desenvolvimento dos clubes e das convivências que permitiriam uma construção de um cenário melhor. 

    Por outro lado, apresenta a falha de São Paulo que não sabe gerenciar e garantir jogos gigantes e que movem muitas massas como é comum na Europa. A média de público é baixa, sem vínculos como sócio torcedor desenvolvido e que realmente ajude o clube a sobreviver, além de uma estrutura de arenas e acessos ruins, com todo esse cenários a PM não consegue organizar e controlar as torcidas. 

  É isso, pessoal 
 Até a próxima 

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio