Quinta do youtube #107: As mudanças de linguagem


                
                         Olá pessoal 
   
             O tema de hoje é a linguagem, área onde naturalmente estudo em Letras, vamos discutir como a linha do tempo da plataforma foi se alterando o modo de falar e se produzir em 10 anos de crescimento e crise. O mundo youtuber já foi libertário, tecnológico e agora feito para crianças, uma baita história. 

           Nos tempos áureos dos primeiros grandes canais e a primeira proposta que tomou a linguagem do youtube que foi ser algo representativo e revolucionário em relação a mídia já estabelecida como o Rádio, TV, Jornal. Os primeiros vloggers que tinham o alvo contra tudo que era apontado como clichê ou certo pela TV, a contra cultura surgia como contestação social ao modo como o mundo era descrito. 

              No avanço da audiência e das técnicas temos o momento onde até os criadores saíram do comum para conseguir falar sobre nichos diferentes como tecnologia, geek, entretenimento. O linguajar continuava coloquial mas com mais termos técnicos que se esperava que compartilhassem o mesmo conhecimento que seu público, a plataforma se aprofundou em muitos assuntos e conseguiu amadurecer o modo como se comunica. 

              No modo atual de produção, temos uma infantilização que pega alguns criadores e outros que se recusam a ceder a tendência de falar com os mais jovens. A regulamentação do palavrão, do conteúdo mais adulto como os de relacionamento e sexo, o desfavorecimento de conteúdo técnico em prol de uma linguagem humorística e mais vendável e outras medidas tem afastado os criadores ou atritado a relação que muitos canais grandes flertem com o sites de streaming e até o facebook. 


Confira nossas redes sociais

                É isso, pessoal 
               Até a próxima 

           

Comentários

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.