A Serie Jogos Vorazes , uma resenha sobre os filmes e Livros - Parte 1



       

       Olá , meus caros

      Falaremos sobre algo diferente , literatura para jovens como eu , pouco tempo saído das casa dos 20 , e muitos outros . A indústria do entretenimento tem abraçado  adaptações de obras para esse público resultando num mercado bem lucrativo nos cinemas ; nesse contexto atual surge após Harry Potter dominar o mercado por anos , Jogos Vorazes , a franquia de  Suzanne Collins é um sucesso de público e vendas e gerando 4 filmes . O post é uma resenha sobre cada uma das obras e uma analise geral sobre o universo dos Jogos vorazes que conquistou muito fãs ao redor do mundo .
       A estreia de Serie na literatura foi lançado nos Estados Unidos em 2008 e no Brasil , 2010 , a trilogia baseou uma serie de filmes ,  a estreia foi com Jogos vorazes foi em 2012 , sucesso que projetou Jennifer Lawrence em Hollywood além de outros bons filmes com o O Lado Bom da Vida , agua para os elefantes e outros . A serie teve no seu elenco , atores como Josh Hutcherson , LiamHemsworth , Donald Sutherland , Lenny Kravitz como Cinna , Woody Harrelson , Philip Seymour Hoffman , Julianne Moore , Willow shield como Prim , e etc . Um elenco qualificado e com inúmeros talentos .
       Os resultados de bilheteria e vendas dos livros  após a explosão da série foram muitos lucrativos , no Brasil liderou por semanas , o ranking dos filmes mais vistos , em todos os filmes da série .  
   
    Dados : 
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_filmes_de_maior_bilheteria
    Bilheteria : $ 2.968.191.442

    http://www.statisticbrain.com/hunger-games-total-franchise-revenue/
    Vendagem dos livros : $ 4,344,000,000

     Vamos as resenhas :

     Jogos Vorazes
                   
                        
      
        Livro ( 2008 ) - Suzanne Collins / Editora Rocco  
        
       O livro que começa a saga de Katniss Everdeen , retrata um futuro distópico onde vive ela com a família no distrito 12 e os desdobramentos dos jogos vorazes na vida da protagonista  . Os Jogos Vorazes , reality show onde 12 duplas chamadas de Tributos são obrigados a se degladiar em uma arena tecnológica até sobrar 1 que é o vencedor ,  o significado político dos Jogos é o domínio da Capital , cidade aristocrática que comanda os outros 12 distritos , após os Dias Escuros  .
         A trama passa  pela introdução da complexa história que involve Katniss , desde o pai que morreu nas Minas de Carvão , especialidade do Distrito , a fome continua , a caça que é ilegal porém feita e as relações com as autoridades locais como pacificadores – os policiais -  e o prefeito .
         Na obra , o trabalho de descrever os pensamentos e reações dela é o maior foco pois apenas a parte inicial e bem detalhada sobre sua vida em casa , no Prego , mercado negro local , ou caçando fala sobre o ambiente e regras , quando a sua ida para a Capital , já como tributo do distrito ao lado de Peeta Mellark , outro personagem interessante , e Haymitch , o único campeão do distrito que é alcoólatra , consequencia dos Jogos , seu técnico .
         O desenvolvimento da perspectiva sobre a capital : suas mazelas sociais , roupas e cabelos excêntricos , seu luxo em relação ao resto e o principal de tudo – a relação do patrocinadores – naquela barbárie na Arena . A viagem até lá , os primeiros contatos coma a equipe de preparação ,
 período de treinamento tem um peso forte do desespero da morte iminente , a construção de uma estratégia , a desconfiança de tudo que a cercava nos momentos anteriores ao inicio dos jogos .
          A arena , os medos , as armadilhas e a violência, eis um  resumo  básico dos Jogos Vorazes da ótica de Katniss . Outro ponto é a relação que ela aprende a dominar com o público , saber fazer o jogo da TV , se passar por um personagem , gerando assim uma crise de identidade brutal para os próximos capítulos da Saga .
          O primeiro Livro traz aspectos psicológicos que marcam a narração da história , apresentam relações complexas como Peeta Mellark , os jogos midiáticos e a apresentação da Arena mortal onde acontecem os Jogos Vorazes .

Nota : 7/10
         


      
        Filme : ( 2012 ) - Direção : Gary Ross / Roteiro : Suzanne Collins /Gary Ross /Billy Ray

            Adaptações sempre tem o risco de sair fora do tom da obra que a inspirou , é incerto como seria a transição das paginas a grande tela . O caso com Jogos Vorazes foi de sucesso , por mais que detalhes importantes da situação psicológica foram deixados de lado , o roteiro teve muitos acertos com a criação de Katniss forte , levantou bem a questão da Capital , Jogou a relação entre os dois protagonistas , os amantes desafortunados  do distrito 12 , e fez uma boa ponte  para os próximos filmes .
           Diferente do Livro homônimo , o foco foi a ação e a apresentação do enredo principal da história . Os longos diálogos internos e externos da protagonista foram deixados para poucas cenas , o que tornou o filme mais sutil, porém criou o efeito certo para seu público-alvo , os jovens , que se prenderam dentro da trama amorosa/midiática , a violência suavizada e a identificação natural com certos personagens .
          No decorrer da trama , o lento processo de ambientação e adaptação que ocorre com os tributos até o clímax dos dias de luta na arena . O perfil de cada um deles , ditado pela tradição e vencedores de cada distrito colocavam Katniss e Peeta como azarões , que aos poucos mudaram tal imagem .  O resultado é claro , uma surpresa no tratamento vindo dos patrocinadores e também no apelo que os dois criaram juntos .
         Por trás de todo esse clima , o contexto político da obra aparece fortemente nos momentos decisivos , como o desfecho incomum daqueles jogos trariam consequências ao domínio da Capital sobre os demais distritos . Fato é que o significado  de uma ação seja bem maior que sua percepção primária , a transformação pessoal e política que envolve a protagonista da história é o maior destaque que tem o primeiro episódio da serie Jogos Vorazes

Nota : 4 / 5

Comentários

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.