#CulturaPop em analise N° 32 : A velha e a nova MTV

    

      Olá pessoal 

      O tema do Cultura pop dessa semana será a MTV, uma das emissoras que marcou década na televisão aberta como a opção jovem e musical, agora mudada virou um canal padrão da TV a cabo com programação enlatada com alguns programas nacionais sem muita qualidade. 

     A inspiração do texto vem da premiação da MTV MIAW que acabou de acontecer, que me lembrou as diferenças entre a antiga e a nova. A memória afetiva aos clássicos como foi o VMB, Rockgol, disk, descarga, Fudencio e outros que fizeram sucesso e como encarar que ainda existe a mesma marca só que totalmente transformada, não da pra fugir da nostalgia que dá com o logo MTV. 
A juventude, agora muitos jovens adultos como eu que viveu e sabe como foi ter opção de música e entretenimento da sua idade sem ter que ir para TV paga. 

     A antiga (1990 - 2013) tinha a ênfase musical que por um tempo foi popular, vários grandes nomes  começaram a trabalhar na emissora, centralizou os lançamentos e sucessos da década de 90 e 00, influenciando o gosto musical da galera e foi inovadora em conceitos de internet e interatividade. Tinha programas que apesar da baixa audiência eram representativos como as paradas de sucesso, debates de comportamento, espaço para novas bandas, espaço para ver os clipes que ganharam muita força hoje. A MTV Brasil foi importante no seu período e para seu público, sucumbiu devido a tendência que se confirma hoje, jovens não veem TV mas streaming e youtube porque tem mais a ver com seu próprio tempo. 

    A nova (2013- agora) é um canal padrão com entretenimento típico americano com séries e programas apelativos para os jovens. Sua programação nacional  passa pela exigência da ANCINE como todos os outros, sendo um reality show e outro programa de namoro que cobrem a faixa de quase 4 horas em condições normais. O canal virou para um outro tipo de espectador que não sou eu, jovem que gosta de conteúdo mais americanizado e formatos mais batidos. 

     Pontos em comum são a conectividade que ainda mantém com certa parte da juventude, a modernidade que sempre passou a MTV desde seu site e relação a distribuição dos seus conteúdos antes de sair do sinal aberto e a introdução de vários produtos aleatórios ou frescos da matriz americana que é um canal maior.  

     Nem tudo é crítica, nem tudo é perfeito; ter um juízo de valor sobre qual das duas é melhor depende da sua idade e tipo de coisa que você gosta de consumir e quanta memória afetiva tem com o passado da TV aberta. Não tem problema gostar da nova ou só da clássica, o importante é entender a mudança que ocorreu e a força da marca MTV. 

    É isso, pessoal 
   Até a próxima  

  

Comentários

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.