Samurai miyoshi #21 : O medo pode ser positivo e negativo

   


       Olá, pessoal 

       O tema da reflexão é medo, elemento fundamental da vida e da morte, o que nos prepara para o pior e o que faz aprender a tomar conta dos riscos. O modo como aprendemos a superar as barreiras do receio e controlamos as nossas sensações faziam parte da mentalidade do guerreiro. 



      Bem vindos, caros visitantes

      Nós convivemos com o medo o tempo todo, Os samurais tinham o medo sob controle, pois a morte era o caminho mais natural de quem serve os senhores e travava inúmeras batalhas, ter o controle é o que se aprende quando a sua função envolvia o risco a cada duelo ou guerra, agir e lutar sabendo do destino e mesmo assim faze-lo com a maior força e precisão. Temer a morte, respeitar a vida e superar o medo faziam parte do treinamento mental dos guerreiros. 

  O lado positivo do medo passa pela limitação de fazer coisas perigosas e estúpidas, ter uma noção de aonde se deve ir ou não, o conhecimento prático de riscos e cautela com coisas novas. Não existe Homem sem medo mas que controla a sua mente para saber quais situações deve se afastar do perigo ou enfrenta-lo pois depois daquela adversidade teremos uma recompensa pela bravura. 

  O lado negativo, no entanto passa pelo bloqueios que criamos para problemas que devem ser resolvidos, quando nos assustamos e fugimos atrasamos nosso desenvolvimento. O excesso ou a perda do controle do medo faz com que te torne uma pessoa frágil mental e fisicamente em qualquer contexto, ser medroso ao extremo te faz perder a vida pelo fato de nunca sair da zona de conforto. 

  Equilibrar a balança do efeito do receio de fazer ou não, é um caminho que se tem que trilhar para chegar a ser a uma pessoa evoluir a sua mente. Não é fácil ter que lidar com as barreiras, de decidir arriscar apesar do medo estar lá te lembrando de todos os riscos. 

dia 19/05 - Ano do Cachorro

 侍三好
  
   É isso, pessoal 
     Até a próxima     

   

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio