Política e a copa do mundo Pt 1

    
 
     Olá pessoal 

      Uma extensão da semana, vamos refletir sobre a questão que abalou a internet por uns dias que o Pão e circo, Panis et Circus que é um conceito antigo sobre controle de massa, e a influência política que carrega a Copa do Mundo dentro de um país como o nosso. Uma serie de coincidências que envolvem a história da competição e do Brasil, um ponto de referência do crescimento esportivo e da questão de virar o esporte favorito do povo. 

        A discussão sobre o efeito de Pão e Circo com toda copa do mundo, a função do entretenimento em meio ao caos social instalado a alguns anos,  não passam de uma reprise de um discurso marcado em cada geração. A importância do torneio pode ser utilizada para bem e para mal, afinal uma competição internacional tem atenção de todo o mundo e inclusive onde o futebol é secundário ou fraco demais para chegar a classificar,  como distração ou impulso econômico para as próprias dificuldades. Não adianta vir tentar boicotar algo que é maior que a questão nacional ou situações internas que fazem parte de uma conjuntura específica, o mundial é como um circo que vem e vai embora, os problemas sempre tiveram lá. 

      A relação política esta enraizada  desde o começo nas Copas, escolher um pais e não outro tem relação de diplomacia e acordo seja regional de apoiar um vizinho de continente ou até envolvendo favores que é a corrupção na FIFA e outras entidades ligadas ao futebol como as 5 grandes confederações. Outro ponto é a escolha de áreas para sedes, construções e estruturas que tem que ser construidas, todas essas coisas tem muita influência de pessoas de dentro e fora da organização e governo; Parcerias com outros países levaram a unir Japão e Coreia a dividir e ganhar a candidatura na inesquecível Japão/Korea de 2002 e agora na Tríplice Norte americana para 2026 com o novo formato maior proposto por Infantino na Presidência da instituição. 

      Duelos históricos- políticos são marcas da copa para além do jogo como foi o partida na épocas das Malvinas entre Inglaterra x Argentina, ainda falando dos hermanos a goleada mais suspeita das copas de 78 que eliminou o Brasil, temos outros como Itália x Alemanha Ocidental, as participações da URSS que marcou muito pela força que a Rússia não herdou e etc. Isso quer dizer que estudando podemos entender quanto a copa pode não ser um entretenimento mas como evento de magnitude em todos os planos sociais. 

     É isso, pessoal. Esta é a primeira parte e depois mais aspectos sobre outras copas     
     Até a próxim

   

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio