Enem 2016 : Redação , a intolerância religiosa





    Olá, Eu não fiz o Enem este ano, mas percebi bastante bafafá sobre o tema proposto. Muitos não esperavam, mas grande parte deve ter se sobressaído.

Tema Enem 2016:

“ Caminhos de Combate a  Intolerância religiosa no Brasil”

     Primeiro, temos que saber suas características e seus primórdios.
   
       Este termo descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidades ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças ou crenças religiosas de terceiros. Muito casos ocorrem no Brasil , sem tantos destaque na mídia e ironicamente , num pais com mais de 6.7 religiões presente , parece como tabu debater se você pode ou não questionar se o pastor deve ser punido por falar que o candomblé é coisa do “Diabo “ , que a religião de matriz africana é “pecado “ , coisas do tipo que rodam no brasil e estamos anos atrasados nesse tipo de questão , tipo séculos .  

Perseguição na antiguidade:

     Um exemplo de intolerância religiosa na antiguidade é a perseguição dos primeiros cristãos pelos judeus e pagãos no período antes de cristo. 

Perseguição na Idade Média e Moderna:

      Os judeus tornaram-se alvo preferencial de perseguição religiosa ainda antes do fim do Império Romano, mas esta perseguição retornou  durante a Idade Média causando várias diasporas , que a dispersão dos Judeus no mundo .  Outra perseguição foi a retomada de  territórios de presença islâmicas que teve expansão a partir do século XIV  , a briga com cristãos e conversões forçadas , antes das atuais acusações de ser a religião “ terrorista “

Perseguição na Idade Contemporânea:

      A perseguição religiosa atingiu niveis nunca vistos antes da História durante o século XX, quando nazistas perseguiram milhões de judeus e outras etnias indesejadas pelo regime, (conhecida por Holocausto).
No Brasil, foi criado o Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro) por meio da Lei n° 11.635.

Casos históricos:

Caça as bruxas foi uma perseguição religiosa e social, no século XV. Inclusive, teve um filme em 2011 “caça as bruxas”.

A Inquisição, um grupo de instituições dentro do sistema jurídico da Igreja Católica Romana, cujo objetivo é combater a heresia. Século XII na França.

Exemplo de perseguição religiosa que vejo hoje:

       As testemunhas de Jeová foram um dos grupos religiosos perseguidos ao longo do século XX. Por exemplo, em muitos países considerados democráticos, tem tomado muitas formas distintas, desde a intolerância na família, na escola, no emprego e na sociedade em geral.
      Deste modo, devemos respeitar e ensinar as nossas futuras gerações que tais práticas não são legais. Devemos tomar conhecimento e dar o exemplo de que todos têm o direito de ir e vir, independente de suas escolhas, raça e costumes.

    Indico para vocês o canal do Nando Moura (Comentários sobre música, filosofia, economista, teologia, política e atualidades).

ENEM: Intolerância Religiosa?




Espero que tenham gostado , deixem o seu comentário se o tema é interessante para você 


Wesley / edição e revisão : @miyoshi_niceguy

Comentários

confira :

TV Aberta um verdadeiro lixo televisivo

Jogador 2 Cabeças: Mulheres, sexismo e clubinhos.