Coluna amarela #7: Bairro da liberdade, a origem

 

Olá pessoal

O tema de hoje trata de um recorte da história da colônia japonesa, ou seja a paulistana. A historia da imigração nipônica é composta de aventuras em diversos campos e até o Brasil profundo, o traço original que é pobre, camponês e que foi iludido. A importância de saber aproveitar o símbolo cultural mas não ficar preso nele.

Bairro histórico de negros, no projeto de trazer imigrantes trabalhadores que foram seduzidos, os mais pobres e os que foram prejudicados no pós guerra. A "Liberdade" tem esse nome por ser rota de fuga dos escravizados, também foi o primeiro lar oficial de muitos japoneses que na década de 70,80 e fim dos 90 ocuparam as ruas com comércios e imersões culturais. Isso mudou o modo de viver dos paulistanos com a nova variante cultural que forma hoje a colmeia de povos e influências que convivem na cidade. 

A questão é que falta estudos para citar mais locais importantes na imigração seja no Parana, Mato Grosso do Sul, Interior de São Paulo e até uns cantos do norte e do sul que fundaram suas colônias. A centralização na capital paulista torna repetitivo um assunto que poderia ser plural se os rastros de outros locais de fundação da bem sucedida imigração de trabalho.

A importância dos primeiros passos é base para um grau de identidade, o bairro da liberdade já foi um grande centro, agora podemos falar de uma cidade inteira que é um abrigo para os descendentes. O futuro vai ser olhar para outros pontos que foram essenciais e construir uma identidade ampla e consciente da sua história. 

É isso, pessoal

Até a próxima. 



 

Comentários

confira :

Um sujeito frio e calculista

a 8° Geração de consoles : Veja os principais consoles e suas histórias