Culturapop em analise #70: A necessidade de mudança na carreira


 

                        Olá pessoal 

              O tema de hoje é a mudança, elemento de motivação de muitos criadores, profissionais e até executivos tem um período de trabalho nos lugares e acabam encontrando outros caminhos. Saídas de parcerias de longo tempo, decisões que refletem a necessidade de criar coisas novas depois que há o desgaste natural do tempo, nós não fomos feitos para funcionar no automático. 

            O fluxo de apresentadores do Omelete, Voxel e até no Desimpedidos, a internet não esta pronta para despedidas constantes como é o mercado de trabalhos de jornalistas e produtores audiovisuais que tem uma instabilidade de contratos curtos e dependendo de muito rendimento diário. A vida que parece glamorosa com o fato de estar na tela e falar de assuntos que são populares, entretanto tem uma cansativa jornada para conseguir produzir as matérias, vídeos e discussões, isso tudo tem um papel na rotação de pessoas nestes postos pela dedicação necessária. 

             A TV tem esse mesmo processo, os postos maiores são sempre os mais valorizados e tem uma certa passagem de bastão entre os considerados bons profissionais que alçaram a chance de estar naquele lugar. A dança das cadeiras entre quem apresenta os melhores programas, indo de local ao nacional, apresenta uma mistura de meritocracia com perfil público para chegar no que parece ser o melhor rosto dos programas. A saída por polêmicas, cansaço do público em sinais de queda de audiência, a renovação do quadro de funcionários e outros casos são motivos que podem fazer com que um ator, apresentador ou jornalista pule de emissora para outra pois algo deu muito certo (ganhou um emprego melhor) ou muito errado (Demissão ou cancelamento). 

               O ponto que une as duas mídias, a antiga e a nova é o fato que as pessoas não aceitam que certas pessoas saiam ou sumam das telas como se fosse  o fim do mundo, a exemplo de mudança de Fátima Bernardes sair da bancada para os programas de entretenimento, as críticas recentes nas trocas de membros do Omelete que tinha um elenco de renome, a regressão na carreira de jornalistas como Boris Casoy, Ernesto Lacombe, William Waack e Alexandre Garcia. 

           A verdade que o público tem imagens cristalizadas das pessoas públicas, relacionando elas fixamente em um lugar que fizeram sucesso. Os profissionais mudam de empresa, de setor e de ideia muitas vezes, querer um rumo diferente para o seu trabalho é natural, depende de fatores como idade, visão do mundo e de quem pode ser alcançado com a decisão. O que passa na cabeça de quem sai de um projeto vencedor, de uma carreira promissora para outra área e quem simplesmente some são coisas muito pessoais e que demora para o público entender essa situação. 

                Todo mundo muda, as vezes não tem coragem de fazer mas pensa, e é nisso que se baseia esse texto, afinal a Rede Globo renovou seu jornalismo, as concorrentes ficaram conservadoras, os grandes canais de youtube como Porta dos Fundos, grupo Omelete e Canais associados a NWB tem elencos rotativos e isso mostra que apesar de fazer sucesso não é sinal que vai ficar uma carreira inteira no mesmo lugar como querem as "viúvas" de TV e Internet. 

                  É isso, pessoal 

                 Até a próxima 



 

Comentários

confira :

Um sujeito frio e calculista

A nossa necessidade de aparecer para o mundo