Resenha Conjunta de "Boa noite" e" Uma história de verão" - Pam Gonçalves

     
 
 
    Olá pessoal
   
     Decidi aproveitar a semana livre da grade para trazer resenha de dois livros da Pam Gonçalves, autora de livros jovem adulto que publica pela Galera records e tem um canal no youtube, inclusive já indicamos no quinta do youtube. Os livros são "Boa noite" (2016) e "História de Verão" (2017), tem ideias diferentes porém tem uma linguagem atual, narrativas interessantes e com temas relevantes. 


    Boa noite -  Pam Gonçalves (Galera Records,2016)   


    Desde que eu fiquei sabendo da existência do livro, em meados de 2017, logo me interessei pela temática dele : falava de temas como depressão e outros problemas em relação a universidade. É uma trama de crescimento pessoal ligado a uma rede de acontecimentos de alto impacto como uma mudança para outra cidade, novos relacionamentos e um drama que vai envolver todo mundo. 

   Começando pelos pontos fortes são a linguagem, o cuidado na construção do contexto e a personalidade da protagonista, a unidade que é construida faz a leitura ser dinâmica para o seu público alvo. Quando você entra no mundo de Alina, a protagonista da história, você enxerga a realidade de qualquer garota que esta se tornando uma pessoa independente ou tentando, tomando decisões e trazendo a tona os problemas disso; o modo como vai expondo os lados da personalidade frente a questão sexista da universidade, impressões sobre as pessoas que entram na vida dela. A linguagem é um elemento importante, seja com os diálogos ou o jeito de contar os acontecimentos conduzindo o enredo, a autora investiu num linguajar mais próximo com o texto que remete ao cotidiano dos possíveis leitores.

    O cenário universitário é uma das coisas que foi bem apresentado em suas superficialidade, cada curso tem suas peculiaridades e a descrição do dia a dia preconceito e outros elementos da convivência fazem jus a uma realidade aproximada. Outro local que contextualiza bem é a república, local onde pessoas totalmente diferentes se encontram e fazem amizades ou arranjam tretas neste período complicado na vida dos estudantes que é sobreviver ao começo da sua graduação e os problemas que ninguém te conta. 



  Uma história de verão - Pam Gonçalves (Galera Records,2017) 


   No embalo do livro anterior, a leitura sem expectativa fez que algo que poderia ser fora de contexto, uma viagem tranquila ao outro lado de contar uma história. O enredo de saída das adolescência com resolução de problemas e uma carga dramática, uma ambientação de férias que é um ponto de transição são minhas analises iniciais. 

   A autora embarcou numa narrativa de uma fase complexa para qualquer pessoa, o início da vida adulta na visão de quem ainda tem apego as memórias e lugares, antes de mudar tudo que é encarar o peso das suas decisões e nesse meio tempo, vemos Analu com seus dilemas amorosos, familiares no meio do turbilhão de suas últimas férias como apenas uma jovem e se tornando uma jovem adulta com uma faculdade nas costas. 

    A estrutura de enredo e a linguagem continuam sendo um ponto positivo, a rede de acontecimentos tanto quanto os diálogos reproduzem o modo como os jovens desta geração falam. Mesmo que certos pontos de vistas não conseguissem me prender, afinal com toda empatia possível ,ainda sou um homem de 20 e poucos que não entende os nervosismos de uma adolescente, os novos fatos colocados me guiaram na sensação da protagonista onde existem pontos para se identificar, afinal todos nos temos problemas ; Gosto muito do aspecto de troca de mensagens que substituem cenas presenciais que demandam certo encadeamentos, traz um tom de veracidade com nossa realidade. 

    A perspectiva feminina sobre mudança, dilemas e relacionamentos fazem desse livro mais de nicho jovem adulto ou adolescente, para o público feminino no geral, não impede que qualquer pessoa leia e se interesse pela narrativa ou se prenda nos detalhes. Caso você não tenha sensibilidade de entrar na pele de outra pessoa, vai parecer uma leitura qualquer, a recomendação que eu deixo é procurar este obra se esta aberto a ler a história de uma jovem e seus problemas sem pré julgamentos.

Pontos comuns : 


   Nos duas obras lançadas pela Pam Gonçalves, uma constante é a preocupação com a ambientação, a veracidade que te faz entrar na história. Elemento importante e estudado, construir um cenário onde ocorre as ações faz toda a diferença em qualquer romance. Outro ponto é o Protagonismo de duas jovens em momentos diferentes da vida porém mostrando trajetórias não apenas lineares ou seja, nos termos de estudos literários, personagens esféricas, tanto Alina como Analu tem personalidades e decisões de peso em seus enredos.
     

 Notas : 

 Boa noite - 7,0/10
 Uma história de verão - 6,5/10

Espero que tenham gostado 
Até a próxima 


      

Comentários

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.