Anonymous Contra o Sistema

Mundo tecnologias e etc by BLYTER

    Para começar esse texto, tenho que deixar claro que eu não faço parte do grupo aqui apresentado e o nosso blog não tem nenhum tipo de ligação com eles, tais como influência, amizades ou subordinação. Estamos apenas expondo os fatos sem nenhum tipo de compromisso entre algum dos lados da moeda.
     Ao longo dos últimos sei meses, o mundo tem presenciado atos de “vandalismo” digital na internet a fora. Alguns destes ataques podem ter responsáveis que se consideram justiceiros da internet. Acredito que muitos grupos possam existir nessas competências, mas dois grandes grupos é que são mais cotados: o LulzSec e o Anonymous. É importante salientar que eles não se classificam como um grupo, explicarei isso mais tarde.
Esses dois grandes “grupos” têm uma história um tanto obscura do ponto de vista do resto das pessoas. Eles nasceram do grande fórum de imagens ou imageboard 4chan.org, um fórum pioneiro baseado em outro fórum de imagens japonês que tinha como intuito arquivar e compartilhar imagens, mangás, livros, tudo que pudesse ser scaneado ou tirado foto. O grupo surgiu com idéias anárquicas e com um grande poder para fazer a diferença de outros grupos em fórum que só falam e proseiam, o grupo tem organização descentralizada para hackear sites e (aparentemente) bancos de dados.
    O LulzSec é mais ou menos um grupo que tende a mostrar falhas no sistema digital principalmente do governo, esse “Sec” do nome vem de “Security”, e o “lulz” seria algo como zuação, comédia. É como se eles invadissem sistemas por pura diversão e o que é mais intrigante: de um jeito mais banal que se imagina. Eles se alto denominam uma embarcação com 6 tripulantes que navegam pela turbulenta internet, é daí que vem um dos símbolos deles que é um navio feito com caracteres.
   Os Anonymous são um grupo hacker que surgiram das páginas de discussão do 4Chan e assim vem se desenvolvendo. O Nome vem da própria idéia do 4Chan de anonimato, quando muitas pessoas se mobilizam num mesmo tópico e não há uma identidade certa. O Símbolo vem das HQs e do Filme V de Vingança que são inspirados por sua vez em Guy Fawkes, um soldado católico que foi encarregado de guardar a pólvora na famosa Conspiração da Pólvora que pretendia assassinar o rei protestante e todos os integrantes do parlamento em uma sessão do parlamento em plena Inglaterra do século 16. No filme, Muitas pessoas aderem à revolução que V estava criando (V usava uma máscara de Guy Fawkes) e assim as pessoas saiam às ruas com as máscaras de Guy Fawkes com a idéia de que a revolução era o povo, e não se pode prender o povo inteiro.
    E é aí que entra os Anonymous que dizem estar planejando uma revolução e essa é a causa dos recentes ataques a sites do governo e outras instituições. Eles não se consideram um grupo justamente porque a revolução é o povo, qualquer um pode ajudar na revolução, seja no que for, você já é um anonymous e estará contribuindo para a revolução. Eles incentivam inclusive passeatas pelas ruas com as máscaras de Guy Fawkes. 

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio