Quando Surgiu a Informática

Essa semana tem como tema a informática aqui no blog. Esse negócio de tema eu nem entendi direito XD se tiverem mais dúvidas ou sugestões, deixe aí em forma de comentário que o Myioshi explica.

É assim, hoje em dia muita gente já está muito bem adequada a informática a ponto de não conseguir viver mais sem isso, mas na outra mão temos pessoas que não se dão muito bem com essa coisa ou simplesmente nunca mexeram. Este post tem como objetivo dar um esclarecimento básico para quem tá ainda no esquema do ligar o Windows.

"Computador" fenício
A informática não tem um nascimento tão compacto quanto se pensa, não existe exatamente uma data específica para ela, mas tendo em vista que "computador" significa algo que computa, os fenícios tinham algo que computava o número de grãos que eles obtinham...na verdade ele só contabilizava...era tipo um papel de anotações gigante e de pedra. Mais tarde, os Árabes criaram o ábaco para servir como uma calculadora primitiva. No século XVII criara-se a primeira calculadora mecânica antecessora às nossas casuais maquininhas de cálculo. Após um homem inventar o relógio de bater cartão, o mundo da computação deu uma guinada monstruosa permitindo que se fosse possível programar uma máquina sem ter de remontá-la por inteiro. Na década de 40 do século XX começava-se a pensar na eletricidade como um fator a substituir as cordas e as manivelas. Começava-se a  pensar nos números binários como algo substituto aos famosos furinhos de bater cartão.

Unix em operação. Mais feio que os SOs de hoje,
mas muito eficiente!

Mas só foi a partir dos anos 1960, com a chegada dos transitors e a obsessão por um computador que pudesse fazer variados tipos de cálculo sem precisar ser desmontado por inteiro para ser programado que vieram coisas "modernas" que se assemelham ao PC de hoje. E não tardou a ser criado o primeiro sistema operacional que não exigissem uma mente brilhante para programar: o Unix.

Desde então, o mundo da tecnologia vem sempre se destacando pelo seu rápido avanço em novas técnicas de armazenamento e compilação de informações e dados.

Comentários

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.