Tropa de Elite 2 No Oscar 2012


A expectativa: se vestir bem para causar boa impressão
Tropa de Elite 2 foi escolhido hoje por um comitê do Ministério da cultura para representar o Brasil no Oscar 2012, concorrendo a melhor filme estrangeiro.

Mas por que Tropa de Elite invés de Bruna Surfistinha, As Mães de Chico Xavier ou Assalto ao Banco Central? Para descobrirmos isso, basta olhar para o verdadeiro sucesso comercial de Tropa de Elite que bateu o recorde de bilheteria de filmes nacionais. Fora isso também podemos ver que tentamos aprender com os nossos próprios erros. Qual foi o problema do Cidade de Deus? O que faz filmes ganhar Oscar ultimamente? Podemos ver que Tropa de Elite é um Blockbuster que atingiu massas não apenas nacionais, mas estrangeiras também. José Padilha é um nome que cresce e se instala no cinema à fora. Tropa de Elite 2 trás uma temática que o mundo inteiro pode se identificar, mesmo que poucos entendam a situação brasileira. Misturar "guerra" com política num cenário urbano atual realmente é algo inovador que nos remete muito ao filme Guerra ao Terror (Oscar de melhor filme de 2010).

Mas esse foi apenas o primeiro passo. Todo ano o Brasil seleciona um filme para se inscrever ao Oscar, mas existe uma pré-seleção antes do filme inscrito concorrer com os outros; E faz 6 anos que o Brasil não passa por essa seleção, o último foi Cidade de Deus em 2004.

O Brasil nunca ganhou alguma estatueta, então todos os anos abre-se uma esperança tremenda para se ver o Brasil verde-e-amarelo brilhar no exterior.

Torçamos e esperemos, logo sairá o veredito da pré-seleção da Academia. Ressaltando que os norte-americanos ainda não assistiram ao filme, vale esperarmos a reação para termos uma ideia do que poderá acontecer!

Vamos lá, Caveiras, vocês são ossos duros de roer! Vamos fazer o resto pedir pra sair!

Comentários

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio