Xadrez Não é Só Para Nerds que se parecem nerds





Vocês já perceberam que Xadrez é  estereotipadamente um jogo para nerds? Xadrez não é jogo para gente nerd, e sim jogo para gente culta. Isso mesmo, nem vou entrar no mérito de ser para gente inteligente, porque na verdade inteligencia se cria, você pode ficar mais inteligente, desde que você queira - isso é um assunto para um post futuro do qual venho esboçando a tempos na minha caixola!



Mas por que jogar Xadrez - você deve se perguntar- se temos muitas outras coisas mais legais pra fazer, como assistir TV, andar de skate, mergulhar e até mesmo trabalhar? A resposta é bem simples, Xadrez é um passatempo que instiga a competitividade do ser humano, assim como o futebol e os demais esportes. Dessa forma, ele pode lhe trazer grande prazer e umas outras vantagens que não percebemos.

Não é de hoje que a mídia instrui as pessoas a jogarem Xadrez por fazer muito bem à mente. Todo esse alarde da TV não é mentira, não! Estudos revelam que ele melhora a capacidade de memorizar, de prestar atenção e dos movimentos motoros também! Tá bom, eu não tenho links que redirecionariam para um artigo respeitado de alguma revista como a Nature para provar o que estou dizendo...mas eu tenho a mim mesmo como prova!

Eu comecei a jogar Xadrez a alguns meses atrás, 7 meses mais ou menos. Com 4 meses eu já sentia uma sensível melhora em minha memória, coisas que eu esquecia de um dia pro outro, comecei a lembrar de relance. Coisas comuns mesmo como o nome da minha professora, ou o número da casa de um colega. Assim como informações escolares, como quem descobriu a América XD

Agora, nada disso realmente incentiva pessoas a começar a jogar Xadrez do nada. Eu cresci ouvindo isso e nunca me interessei por Xadrez, principalmente por me parecer um jogo de gente inteligente e com regras difíceis. Eu sempre fui do tipo de pessoa que tentava enfiar o cubo no buraco de forma triangular XD
Olha aí, o negocinho vinha até com instruções,
mas eu errava mesmo assim XD

Mas aí que começa esse post de verdade. Eu tive fontes de inspiração muito fortes visualmente falando para me fazer querer aprender Xadrez. Quando eu estava na 6ª ou 7ª série, eu entrei pro clube do Xadrez da escola. Todos os meus grandes amigos estavam lá. Isso me incentivou a participar das aulas, mas eu sempre jogava com o mesmo cara lá, então eu não progredia, aliás, eu apenas sabia o movimento das peças, mas não raciocinava o verdadeiro barato da coisa. Eu só conseguia mexer as peças de um jeito meio kamikaze e me sentia muito foda quando eu capturava dois cavalos, sacrificando minha rainha e o rei KKKKKKKK

Desde então eu nunca mais mexi com o Xadrez, porque eu fiquei meio sugestionado com o fato de Xadrez ser considerado um jogo para nerds e inteligentes, e logo eu me excluía do grupo "inteligentes".

Quase 7 anos depois (sei lá, deve ser mais ou menos isso, mas na minha mente passaram uns 100 anos sem jogar xadrez) eu começo a ler alguns livros, animes e filmes onde os protagonistas ou coadjuvantes jogam xadrez. Eu fui meio que induzido a jogar xadrez pelo style de se jogar. Sabe os comerciais de cigarro que mostravam pessoas bonitas e fodas fumando e isso instigava as pessoas a fumarem também por parecer muito estiloso? Então, é mais ou menos isso que sofri, mas com o Xadrez.

Lisbeth Salander, no filme adaptado da
Trilogia Millennium
Livros como Trilogia Millennium - recomendo essa trilogia fortemente, é uma das minhas favoritas, e está entre os 10 melhores livros que já li na vida! - onde a Lisbeth Salander joga xadrez com o ex-tutor dela. a lisbeth salander me influencia muito, ela é uma das minhas personagens favoritas e é por isso que qualquer coisa que ela faça, é bem capaz de eu imitar. Tenho que resenhar esse livro aqui qualquer dia desses.

Lelouch Lamperouge
O olho do maluco é roxo
Shavo Odadjian jogando xadrez
Animes como Code Geass, onde o Senhor Lelouch Lamperouge simplesmente é o mestre da fuleragem e ele se baseia no xadrez para ganhar dos opressores do japão num século longínquo que o anime não fala qual é, acho. No anime, ainda, ele cria a ordem dos cavaleiros negros. O que passa batido em português, mas esse nome justamente por causa do cavalo do xadrez, porque em inglês o cavalo se chama "knight", que traduzindo seria cavaleiro.

Bandas de rock como System of a Down, que simplesmente é minha banda favorita. Fica bem claro no Clipe da Lonely Day que Shavo Odadjian , o baixista da banda, é um praticante do xadrez.

Todas essas personalidades me incentivaram a começar a jogar. Então comecei pesquisando em casa coisas como regras, tabuleiros, jogadas, aberturas e até campeões mundiais. A internet é uma escola muito liberal, você aprende o que quer nela, então não é difícil de começar a praticar Xadrez em casa, mesmo contra a própria máquina (por mais que a máquina sempre analise jogadas de um jeito meio diferente do ser humano).

aqui vou listar alguns dos sites que frequento para aprender coisas sobre xadrez.
Arte Caissá - no momento o site está meio parado, mas acredite, ainda assim dá pra achar coisas MUITO úteis ao aprendizado lá
Clube de Xadrez - TUDO
Confederação Brasileira de Xadrez - Tudo do oficial
Google e Youtube  - ajudam muito no aprendizado XD

E eu recomendo o uso do Chessmaster, um potente programa que ensina desde o nome das peças e seus movimentos até a defesa ortodoxa e saídas do naipe do Gambito da Rainha.

O importante é pegar a malícia da coisa, depois você meio que instintivamente descobre qual o próximo passo da aprendizagem para subir o rating XD

agora mais algumas celebridades jogando Xadrez

As Panteras Jogam Xadrez quando
o Charlie não está olhando
A Diliça da Kristen Johnston 
O John Lennon conquistou a Yoko Ono
  jogando xadrez,que é um jogo da paz XD



Iai, deu vontade? XD


Comentários

Postar um comentário

Se expressem , gritem , cornetem , comentem

Grato , blog 2 cabeças viajantes

confira :

os pontos positivos e negativos da Olimpiadas RIO 16

2C Indica: Lyrics training.com/ Lingoclip(App)