Os 5 maiores pilotos brasileiros que já passaram pela F1




   A Fórmula 1 é um esporte que é muito apreciado pelos brasileiros, e na história dessa categoria o Brasil, tem inúmeros momentos marcantes com 8 títulos mundiais e 100 vitórias ao todo. Entre os pilotos brasileiros quecorreram ou correm por lá, cinco deles merecem um destaque especial pelos feitos conquistados, abaixo um pouco sobre cada um deles.

Emerson Fittipaldi: Apesar de não ser tão destacado pela mídia, ele é nada mais nada menos que o primeiro brasileiro a conquistar uma vitória e um campeonato mundial da Fórmula 1. Emerson é o percursor de toda história maravilhosa que o Brasil tem na categoria. Sua primeira vitória foi logo no ano de estreia em 1970 no GP dos EUA e seu primeiro campeonato (o primeiro conquistado por um brasileiro) foi no ano de  1972, posteriormente em 1974 ele se tornou Bi Campeão Mundial da categoria.
   Fittipaldi é considerado por muitos como o piloto brasileiro que mais entendia sobre a mecânica de um carro, era um piloto que possuía um vasto conhecimento sobre como ajustar um carro de corrida, pilotava muito bem, em uma época em que a F1 ainda não tinha tantos avanços tecnológicos como atualmente, o piloto levava o carro no braço. Ele teve uma passagem na categoria que duraram dez anos de 1970 a1980 e conquistou 6 poles, 14 vitórias, 35 pódios com destaque para a sua época de McLaren.


Nelson Piquet: Esse foi mais um dos grandes pilotos da história da F1, conquistou em sua carreira 3 campeonatos mundiais (1981, 1983 e 1987) com 24 poles, 23 vitórias, 60 pódios. Ele sempre foi considerado um piloto de gênero muito forte, já protagonizou algumas polêmicas dentro e fora das pistas, não é uma figura muito apreciada pela população brasileira, porém quando se fala em pilotagem todos reconhece que Piquet foi um dos grandes pilotos da história pelos seus feitos, sendo o segundo piloto brasileiro mais bem sucedido em termos de números, atrás apenas do Ayrton Senna.
   Sua primeira vitória ocorreu no ano de1980 no GP Prêmio do Oeste, realizado nos EUA e seu primeiro título ocorreu em 1981 pilotando um Brabham, e em 1983 conquistou o Bi Campeonato pela mesma equipe. No ano de 1986 ele foi para equipe Williams e no ano seguinte foi Tri Campeão. Após esta temporada nos anos seguinte Piquet ainda pilotou pela Lotus e Benetton mas como não tinha carro competitivo para competir contra a McLaren de Senna e Prost, ele se aposentou da F1 em 1991.




Ayrton Senna: Simplesmente o piloto brasileiro de maior destaque na história, o grande Senna é Tri Campeão Mundial, possui 65 poles, 41 vitórias, 80 pódios, inúmeras e inúmeras corridas marcantes, corria na chuva como miguem corria, possuía um controle incrível do carro, fazia com equipes fraquíssimas como a Toleman chegasse ao pódio, fazia com que uma equipe mediana como a Lótus liderasse campeonato e segurava as poderosas Willians, ganhando delas em algumas oportunidades. Sua primeira vitória ocorreu no GP de Portugal em 1984 a bordo de uma Lotus algo impressionante ele fazia com que uma equipe pequena ganhasse uma corrida. Permaneceu na Lotus por três anos de a 1984 a 1987 (para muitos foi tempo perdido, pois se ele estivesse em uma equipe maior certamente já teria sido campeão mundial antes de 1988 quando conquistou seu primeiro título em sua primeira temporada na McLaren, posteriormente foi Bi em 90 e tri em 91 e em 1989 perdeu um campeonato roubado a favor do Prost, ou seja, ele poderia ter sido Tetra Campeão.
   Senna possuía uma determinação imensa, era um grande exemplo dentro e fora das pistas, considerado um herói pelo povo brasileiro, suas virtudes nunca serão esquecidas, ele pilotava com um espirito competitivo sobre igual, ninguém possuía estilo igual ao dele, tanto que em pesquisa realizada entre os ex-pilotos Senna foi eleito o melhor piloto da Fórmula 1 de todos os tempos, lembrando que ele pilotava em uma época que era força no braço e existiam grandes concorrentes, não era tudo automatizado, não tinham esse tanto de botãozinho no volante, diferentemente de alemães que ganhavam com um carro automatizado e sem nenhum rival.
  Em 1994 infelizmente ocorreu uma fatalidade o Senna se foi, mas seu espirito de luta e exemplo permanece.


    

Rubens Barrichello: Apesar de ser muito questionado pela população brasileira por não ter ganhado nenhum título o Rubinho é sim um grande piloto. O que aconteceu foi que após a morte do Senna o povo se sentiu órfão de um grande nome representando o nosso na F1, e todos queriam que o Rubinho substituísse o Senna, eles queriam que ele fosse novo Senna, ou seja, eles  queria demais, teoricamente é impossível ter alguém igual ao Senna, aliás ninguém é igual a ninguém cada ser é único e o Rubens tem seus valores também.
   Rubinho é o piloto com maior número de GPs na história da F1 ao todo foram 326, ele possui 14 poles,11 vitórias, 61 pódios e dois vice campeonatos em 2002 e 2004. Ele sempre foi um piloto muito concentrado, guiava muito bem seus carros embora as vezes pegava carros muito ruins. Sua primeira vitória foi no GP da Alemanha a bordo de uma Ferrari, equipe na qual o brasileiro possuiu mais destaque, embora não tenha sido campeão por conta do seu companheiro Michael Schumacher que era sempre o queridinho da equipe. Mesmo sem ser campeão Rubens foi fundamental para o Schumacher, pois ele era imprescindível na estratégia da equipe para que o alemão ganhasse conquistasse seus títulos, algumas vezes o Rubinho tinha que deixar o alemão passar na ultima reta, isso era uma cena revoltante para todos nós que acompanhamos a F1, outras vezes ele segurava o segundo lugar para o alemão se manter em primeiro.
  Rubens viveu maus momentos na F1 após sair da Ferrari em 2005 e só voltou a brigar pelo título de um campeonato em 2009 guiando pela Brown GP, ele terminou em 3° lugar geral nesse ano. Na sua ultima equipe a Willians ele não conseguiu bons resultados e em 2011 encerrou seu ciclo na F1 e foi correr na Indy.

CHUPAAAAAAAAAAAAAA SCHUMACHER!!!!!!!!!!!


Felipe Massa: É o único dessa lista que ainda guia na F1 esta atualmente na Ferrari, sofrendo forte pressão pois não esta conseguindo bons resultados para equipe, ou seja, o posto do piloto brasileiro esta ameaçado. Após a saída de Barrichello da Ferrari Massa foi contratado para substitui-lo, logo em sua primeira temporada já conseguiu se sair bem e conquistou bons resultados que foram melhorando ao longo do tempo, tendo seu momento auge no ano de 2008 quando foi vice-campeão, por pouco não foi campeão. Nesse ano boa parte das pessoas parou em frente a TV, afinal os brasileiros aguardam esse título novamente a um bom tempo. Em uma corrida dramática o brasileiro era campeão até a ultima volta quando Hamilton fez uma ultrapassagem no final e foi campeão.
   Em sua carreira Felipe Massa possui 15 poles, 11 vitorias, e 33 pódios sua primeira vitória foi no GPs da Turquia logo no ano de estreia na Ferrari e também conquistou sua primeira vitória no GP de Interlagos no Brasil, algo que não ocorria desde 1993 quando Ayrton Senna venceu. Após o ano de 2009 Felipe não conseguiu obter bons resultados, em 2010 se envolveu em um acidente quando uma mola atingiu sua cabeça ele ficou um tempo sem correr, após o retorno ele se envolveu em polêmica em uma corrida ele liderou boa parte da prova, mas ai a equipe agiu e fez com ele o que fazia com o Rubinho, pediram para ele deixar o companheiro passar e o Alonso ganhou a corrida.
   Atualmente Massa vem tentando acertar o carro mas até agora não obteve sucesso, tomara que ele volte aos bons tempos.


Esses são os cinco maiores nomes que representaram e representam o Brasil na F1, sem duvidas a história do Brasil é muito bela e esperamos que um dia possamos ter o prazer de ver um piloto brasileiro sendo campeão novamente.

Autor: Samuel Lucas.

Comentários

  1. Achei a lista muito verdadeira, mas poderíamos colocar um sexto piloto o Moco. Muito bom piloto, se usasse o motor Ford V8 no lugar do Alfa V12 teria sido campeão. Na minha opinião em ordem de pilotagem. 1) Senna 2) Fittipaldi 3) Piquet 4) Massa 5) Moco e só em 6) Barrichelo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se expressem , gritem , cornetem , comentem

Grato , blog 2 cabeças viajantes

confira :

os pontos positivos e negativos da Olimpiadas RIO 16

Culturapop em analise #90: O que o público quer ver no cinema ?