Relatos : Procedimento policial dos protestos do dia 22/2 #Não vai ter copa

Ola caros leitores
    
    Em decorrência dos fatos que ocorreram no 2° protesto contra a copa ,como a ação da policia contra os manifestantes utilizando novas táticas e algumas talvez ilegais como o Cerco aos black blocs e a prisão arbitrárias de civis e jornalistas  impedindo por consequência a liberdade de imprensa , surgiu a ideia de escrever este texto que vai ser relatos do ataque policial a pacifica manifestação e a desconstrução as informações manipuladas , isso quando demonstrada pela mídia 
     Os fatos relatados aqui são feitos para demonstrar como esta havendo repressão ao movimento #nãovaitercopa  mesmo que suas motivações são questionadas pelo público e forte influência dos black blocs que são outros já marginalizado pela sociedade pacifica que temos embora a repressão já vinha forte nos protestos dos 20 centavos . A repressão policial junto a sua truculência é motivo de revolta e grande argumento da desmilitarização da policia que é um tópico atual de discussão sobre violência no pais.  Abaixo você terá os relatos e observações interessante sobre o caso :



   Os relatos são separados em quatro momentos  : 1 - parte pacifica do manifestação ao contrário do noticiado /2 - Ataque/encurralamento /3 - Prisão / 4- Final : Delegacias e fichamento( procedimento estranho) . Estruturando assim tenho como apontar os problemas e ações que desrespeitam  e o "jeito sutil " da policia com o trato de pessoas no seu direito de manifestação ou os próprios Black blocs . A fonte desses relatos são 2 pessoas que estavam presentes e são de 2 garotas que não serão identificadas que me contaram o que viram no dia .

Relatos 22/ 2 / 13



#1 - Ato pacifico

Garota 1 :
 
" A manifestação estava completamente pacífica
Saiu da republica, a policia não deixou subir a consolação
Descemos sentido Anhangabaú  "

Garota 2 :
"  Eu me juntei ao pessoal por volta das seis horas da tarde, encontrei com uma amiga que já estava lá...Presumi que a policia não ia deixar que subíssemos a Consolação,pois estava cheia de policiais. Então descemos em direção ao metro Anhangabaú . Antes de chegar em frente ao metro ouvimos duas bombas á frente, e a tensão ficou forte .Os Black Blocs estavam á dianteira como sempre,mas nenhum ato de "Vandalismo" havia sido cometido até então .O Ato seguia absolutamente pacifico "

OBS #1 : Nesse  ponto é possível ver que a coisa seguia como muitos atos e a descrição dos fatos apenas apresenta algo já visto e eu já presenciei que é a policia bloqueando e moldando os caminhos dos manifestante .

#2 Ataque/encurralamento

Garota 1 :

" Quando estávamos fazendo a curva, eles atacaram do nada
Nos encurralaram no meio, batendo com os cassetetes e nos mandando sentar
Não tinha espaço pra todo mundo, pois eles nos cercaram. A galera começou a se pisotear, enquanto eles continuavam gritando, ameaçando e xingando
Aí o pessoal começou a gritar "espaço! Espaço! Em coro
Aí eles deram mais espaço. "

Garota 2 :

  " Até que não mais que de repente nós fomos cercados por muitos policiais ferozes que nos ameaçavam o tempo todo e nos mandavam abaixar com seus caçetetes imponentes e nervosos, enquanto isso podíamos ouvir mais bombas e certamente estava havendo Conflito com os linha de frente .Os Black Blocs e os outros que não estavam presos ficaram presos ficamos sem espaço e muita gente passou mal eles agiram com extrema agressividade e quem não obedeceu levou porrada mesmo.
    Pedimos pra sair eu e minha amiga porque estava insuportável ficar ali naquele bolo de gente
sufocando e pisando uns sobre os outros nos deixaram ficar encostadas na parede atrás mas não permitiram que saíssemos e  iam colocando as pessoas junto de nós ,algemadas sendo revistadas ficamos durante uma hora e pouco esperando alguma coisa acontecer sem poder beber água ou ir ao banheiro ou mexer no celular enfim detidos como verdadeiros marginais algumas pessoas passaram mal e muitas bombas rolando alguns policiais vinham fazer piadas rosnar os dentes alguns passavam machucados também "

OBS #2 : Deste ponto começa a repressão que cheira a tempos negros , um ataque preventivo e sem justificativa a um grupo que vinha atrás dos Black Blocs (reais alvos ) . Há de questionar a ação que foi um gasto de energia e não teve alvos fixos prendendo pessoas inocentes até aquele momento como punição por simplesmente estar lá , gerando uma ação burocrática com mal tratos as pessoas provando da violência que faz fama aos PMs .

#3  prisão 

Garota 1

" Prenderam todo mundo Inclusive do meu lado tinha um cara q nem tava na manifestação, ele tava saindo da galeria do rock, e tava algemado! (Pessoa aleatória presa )
Muita gente passando mal, em choque
Uma pm ficava falando pra uma garota q não parava de chorar q ela devia ir lavar louça (Machismo)
E quando chegaram os ônibus, o PRIMEIRO a ser levado pra dentro foi um negro, sendo q ele nem foi o primeiro a ser preso ou algo assim
E quando já não tinha espaço nos 4 ônibus, liberaram as ultimas pessoas, menos quem? Os negros, claro!!
Ficamos varias horas dentro do ônibus
Eles não deixavam sair pra fazer xixi, minha amiga teve q fazer numa garrafinha
Mas enfim, de forma geral, até q fomos "bem tratados".
a galera pedindo ambulância, porque tinha muita gente machucada "

" Era nítido nos rostos e corpos dos policiais o cansaço e a noção de q aquilo tudo era perda de tempo Tanto dos pms quanto dos civis "
Rafaela - Estudante 

Garota 2 :

" Nos colocaram no Onibus camburão
pegaram nossos rgs
e ficamos lá mais um tempão esperando
ser levados pra não sei onde
outros ônibus chegaram ai mais pessoas foram postas dentro
outros depois de revistas e repressão foram liberados
vimos alguns apanhar
e muitos passarem mal finalmente "

OBS #3 : A dignidade das pessoas foram ignoradas pelo fato de estar presente no ato ,ser preso e carregado num camburão de forma preventiva sendo apenas um civil e tratado como nada pode ser visto como um ato de ameaça ,repressão . O Estado mostra total desrespeito ao cidadão que se manifesta seja qual for o motivo que é direito garantido na constituição ou estamos na ditadura?

#4 final - delegacia e fichamento 

Garota 1 via Facebook :
Seremos levados pro 8º DP. Se algum advogado puder ir pra lá, agradecemos...
Curtir · · 22 de fevereiro às 21:39 ·

  Garota 2 :

" Saímos em direção a alguma delegacia não nos informaram onde iríamos e nem porque estávamos indo paramos na 1 dp na liberdade mas decidiram que nos levariam para a 8dp, o dp no Belenzinho ,chegando lá ficamos ainda um bom tempo dentro do busão até que um por um desceu foi "qualificado"
o que eu nem ninguém entendeu o que significou direito mas pegaram nossos nomes e endereço
chegou logo também um advogado do grupo Advogado ativistas 
Bom dai nos liberaram "

OBS #4 : No final das contas apesar de toda a humilhação das pessoas , o fichamento foi o desfecho calmo da situação porque se esperava uma situação pior vide a truculência dos policiais em todo o ato porem as consequencias disso não se sabe . A presença de advogados é um empecilho em muitas das ilegalidades da policia ,a indecisão dos policiais sobre a delegacia pode ser encarada como uma tentativa de despistar os advogados .

Links importantes : 


Final – Delegacia e fichamento ( Estratégia policial “pacifica” )
Local parte inicial :




Emboscada de outra visão :

Conclusões :
   O ato em si foi pacifico mas diante de uma situação de prevenção criou-se uma situação de encurralamento e posterior prisão para fichamento de inocentes . A legitimidade de tática de privação de liberdade aliada aos maus tratos de uma policia violenta fica em cheque pois foi uma operação cara e que pouco resolve em relação a ação de black blocs ou manifestantes ,beira o absurdo da repressão por prender por prender ,utilizando de muita força para uma ação sem sentido  para policiais que não prenderam ninguém e manifestantes que não fazem parte do movimento ,muita humilhação gratuita em nome de uma imagem de black blocs cercados para o Jornal Nacional .

Por @miyoshi_niceguy

Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista