FHM #39,5 - analise : O que acontece com o futebol hoje ?

 
  Olá, pessoal 

   Hoje o tema da analise não é um time, vamos falar do futebol moderno. Alvo de críticas de uma minoria ,o sentimento sobre a mudança do esporte e sua atmosfera no mundo; Afinal o que se tornou o business das confederações e clubes, a grana que entra e sai neste mercado bilionário e as pessoas no meio disso ? 



     Um dos fatos que me trouxe a este tema foi a polêmica cartola no luto de Abel Braga, técnico do Fluminense, que perdeu seu filho de 18 anos, saber que as pessoas consideram o cartola algo tão importante assim, acima do jogo ou seu time do coração. Um fenômeno recente, o fantasy do Brasileirão tem uma grande popularidade entre os torcedores, o problema surgiu com o tempo, comportamentos estranhos como torcer contra o próprio time por uma maior pontuação, pensar os jogadores como números e cobra-los por uma atuação ruim, apostas fora do aplicativo e etc ; Tudo isso retrata como a relação de torcida - time mudou e quanto as pessoas ficam babacas por um jogo que premia uma meia dúzia. 
OBS : Jogo há anos o Cartola FC, o meu time se quiser pesquisar : trifogo santo FC 

    Outro ponto é a gourmetização da relação com o público, houve um afastamento conforme o esporte enriqueceu, viver a paixão hoje, seja qual for o time, envolve um custo alto em ingresso e merchandises como camisas, canecas, bandeiras e etc. Por mais que a modernização do futebol tenha seu preço, fica claro o esquema que segregue dos estádios, o torcedor raiz com radinho de pilha que vinha para torcer, atraindo o que vê futebol por moda ou buscando atrair empresários para dentro do clube. Deixar claro que eu sei que tem muita torcida real na arquibancada mas é muito disparidade de quem conseguia frequentar Estádio antes e agora. 

    O conceito de negócio realmente começou a pegar, principalmente na America Latina e lugares como Índia, Russia e China que o investimento foi pesado. De um tempo para cá , ouvimos termos como precisamos de Arenas, melhorar o marketing, vendas para Sheiks e Grupos fechados e a soma disso , representa como o Esporte foi tomado pela frieza da visão de cada torcedor é um consumidor potencial e a necessidade de conseguir mais e mais. O ponto é natural querer que suas lojas vendam bem, outro é fazer uma seleção que exclua quem não tem a grana para consumir e preferir, pessoas que talvez não gostem ou pouco gostem do clube. 

     Pondo em contexto geral, já passou da hora de pensar de como essa globalização tem tido efeitos no futebol : a elitização ou gourmetização da torcida , um elevado conceito de negócio sobre a paixão e inclusão que era o conceito anterior . Outro lado é que devemos refletir o que é importante no esporte como o cartola é só um jogo e acessório de um grande campeonato e as pessoas já fazem babaquices por ele, quanto pessoas matam por defenderem torcidas organizadas e não seus clubes e torcedores que acham que futebol é guerra, por favor parem. 

É isso, pessoal 
Comentem se vocês discordam , até a próxima.


confira :

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise