Quinta do youtube #32 : Coisas que aprendi com o youtube

  
    Olá, meus caros 

    O texto de Hoje vai falar sobre coisas que eu aprendi com o youtube e sua evolução durante esses anos. O louco que essa relação com o site, do jeito que é hoje começou a uns anos mas sem nenhum marco temporal, parece que foi ontem ; de fato o que mudou foi as formas do canais se comunicarem e a migração natural de pessoas do hábito da TV para a geração séries/Netflix/youtube que demanda e quer receber e sem as amarras das linhas editoriais tradicionais. 

      Da experiência de anos de internet além de diversão mas como um possível ganha pão( que por hora não ocorreu ) , entender as tendências e o que realmente faz mover as pessoas dentro das redes sociais, buscar respostas não óbvias e que mudam o tempo todo na vida digital. Os vídeos meio que faziam parte da rotina mas só pra ouvir música até que eu fui fisgado pela mística dos criadores e o que se tornou uma rotina maior que ver filmes/series ou até escrever, atualmente gasto muito tempo vendo coisas de todo o tipo no youtube. 

     O processo de entender a complexidade da nova mídia e publicidade que envolve a formula mágica de ser democrático e ainda ser rentável, a plataforma de vídeos tem feito uma mudança definitiva no mercado audiovisual online. Qualquer concorrente que queira um dia suceder o youtube terá que agregar uma das duas características : Democrático ou Rentável , o domínio de 12 anos é algo raro e sem precedentes, mudar o jeito que as pessoas veem qualquer coisa e se tornar parte da rotina dos mais jovens. 

     Aproveito os dois lados da moeda que agregam os vídeos e seus criadores : conteúdo autênticos e com um ar de leveza que traz os inscritos de forma mais natural e também entender quando inúmeros publis e relações comerciais que envolvem os canais, lojas virtuais e merchan são o que sustentam muita gente, faz parte deste mundo. 

   Pesquisando você encontra de tudo, canais de diversos assuntos desde tutoriais, opinião política ou até um videozinho para dar uma risada. A plataforma tem diversas ramificações e mesmo com algoritmos, temos a liberdade de achar conteúdo sobre o que quisermos, uma liberdade vigiadas porém ainda livres para assistir o que te interessar. 

    Fechando assim, aprendi como funciona esse negócio de fazer uma plataforma de vídeos mudou a maneira de se ver conteúdos na internet e a complexidade de outro universo que cabe em diversos tipos de canais tocados por pessoas como nós e ainda premiar os mais populares ,numa formula que deu certo. Entender que Youtubers são profissionais de audiovisual autônomos e dependem de trocas comercias para viver além de fazer conteúdo que eles e outros gostem de ver online. 

  É isso, pessoal 
  Até a próxima 


     
   

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

De Olho Neles: #Editorial - Israel, o problema atual do Oriente Médio