quinta do youtube #35 : o impacto social da plataforma

  
         Olá, meus caros 

   O tema de hoje vai ser o modo como campanhas sociais que se baseiam em alguns vídeos muitos vistos tem um impacto maior do que na TV, por exemplo : Cura Gay, ice bucket challenge, feminismo e etc . O poder de mobilização com a internet é mais direto do que uma propaganda padrão que passa nas emissoras e faz parte do estandarte da responsabilidade social, pessoas gostam de opinião sobre temas espinhosos e que tem uma necessidade de debate em meios virtuais. 

         No contexto atual, o youtube é a maior plataforma de vídeos, a visibilidade de qualquer mensagem é maior nela e quando bem utilizado faz o papel de protagonismo social. O fato é que os virais que rodam para todas as redes sociais são gerados dentro da plataforma, as mensagens sociais tem um impacto grande e até um nicho dentro do setor vlogs/opinião e tem em seus maiores destaques, o impacto maior contra questões de preconceito e propostas polêmicas. 

     Um dos espaços mais apropriados pela minorias e aonde tem a voz necessária para fazer o seus discursos contra as injustiças que sofrem. O último caso que foi reação a nova proposta de "Cura Gay" liberada pelo juiz federal, disfarçada de voluntária porém como jurisdição de ataque a sexualidade do outro causou uma série de textos e vídeos (muitos a qual assisti ), a reação nunca é exagerada mas um sinal de desaprovação geral contra a medida mesmo que podendo ser tirada em outra instância ,fica clara sua intenção. o Youtube acaba por ser a saída para que as pessoas escutem mais sobre as questões pois a TV e jornais não dão espaço pra isso. 

    As demandas sociais sempre foram uma questão latente e a mídia fazia seu papel para que as pessoas não descobrissem tais questões; Se de fato a democratização da informação,que abarca não só a plataforma mas todas as redes sociais criadas para difundir e conviver (na teoria), foi útil para termos outra visão do mundo e no final das contas, esses sites e redes tem a função social no cerne e mesmo com todo contexto comercial, temos as demandas tendo espaço como via twitter, facebook , forum e grupos por ai. 

   O youtube tem esse equilíbrio de comercial e social, a liberdade de conteúdo faz com que tenha essa força social para ambas ideologias, o caminho de expor os lados da questão. Longe de perfeição e isenção mas é um espaço onde muitos aproveitam para ter essa influência e a possibilidade de ter essa transmissão de valores, ocorrem reações brandas e radicais ao acontecimentos da vida. O que importa é que temos que reconhecer como o audiovisual tem ajudado o modo da sociedade pensar suas questões, já que o controle do que quer ver , tá a um clique. 

 É isso, pessoal; Até amanhã 
       

confira :

os pontos positivos e negativos da Olimpiadas RIO 16

2C Indica: Lyrics training.com/ Lingoclip(App)