Samurai miyoshi #6 : A Lealdade


  Olá, bem vindos

   O tema da reflexão de hoje é a lealdade, um sentimento nobre e que guia muita gente porém a interpretação moderna parece distorcida, o modo como as pessoas se relacionam tem outro foco que é mais interesse puro do que uma ligação honesta com as pessoas próximas. Seria anacrônico citar as duas sociedades como comparativo afinal Japão medieval do Sec XVII e mundo atual- sec XXI fazem parte de contextos diferentes, a lealdade era necessária dentro de um estilo militar de vida como é o País oriental; no outro lado do mundo ,somos muitos diferentes e qualquer nível de confiança passa por uma serie de fatores sociais complexos.


    A questão inspira uma divisão clara entre fidelidade a si mesmo ou a uma outra pessoa, interno e externo é a dualidade que envolve a todos. Oriente e Ocidente tem no nível de aprofundamento a sua diferença clara, muitas das coisas da vida giram em torno do externo e um consenso para ocidentais mas no outro lado, a complexidade da vida é mais questionada em filosofias de vida e fugir do preto no branco. As consequências disso que a lealdade é mais externa hoje e menos interna como já foi no passado.

    Quando tratamos de interioridade e compromisso com o seu espírito, a lealdade aparece como um fator de segurança as suas ideias, quem nunca se trai ou muda com facilidade sua cabeça. O Samurai tinha a certeza não arrogante, a da técnica e prática que se tem com a dedicação constante, essa é uma das coisas que as pessoas  podem aprender : Seja fiel as suas ideias até perceber que eles ficam incoerentes a sua vida, mudar faz parte, seja perseverante com o que acredita até o fim. O mundo moderno acaba por te fazer esquecer de ter esse sentimento de insistência e saber que as vezes o mundo tá errado e deve lutar para mudar ele.

    Para tratar de exterioridade, se baseia nas relações entre pessoas e que retrata como a sociedade funciona : coletivamente ou egoísta, isso faz com que ser leal seja provável ou não. Dentro de contexto contemporâneo, essa relação é afetada pela natural distância pessoal das metrópoles e mudanças de estilo de vida até no campo, onde confiar em alguém há década atrás era fácil e hoje passa pelos filtros diversos, ou seja a lealdade oriental de confiança cega existe em pouquíssimos casos e reflete uma situação que pessoas não tem ligações reais em maioria dos seus contatos. O ponto é que os indivíduos por mais que sejam frios e pensem diferente de outras épocas, é mais comum ter lealdade a um amigo ou grupo do que ter essa fidelidade a si mesmo.

     Um dos problemas atuais é a traição de modo geral, visto de modo não romântico é a quebra de confiança constante que atinge muito nas relações pessoais, também ocorre é se trair no ideia, ceder ao mundo por inúmeros fatores e quebrar sua própria ideia de si.

    Tratando do tema central deste texto, o conjunto de lealdade externa e interna fazem parte de uma interação de momento histórico, aplicar essa mentalidade depende de tantos fatores que é uma questão complexa e abstrata. É você quem decide o caminho que isso toma na sua cabeça ( se a ideia é forte ou não)  e na suas relações inter pessoais, ser leal a alguém vai das suas intenções e desejos, os outros tem sentimentos e níveis de confiança a te dar, veja o que a vida te dá.

  dia 23/9 - Ano do Galo   
 侍三好

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.