#CulturaPop n°12 : a nova era dos livros

 
   Olá, pessoal 

   O tema de hoje é a nova geração de livros e leitores da cultura pop, por mais de uma década do mercado editorial em baixa e a internet mudou tudo. O meio virtual começou a gerar livros e eles vendem muito para um público jovem que é consumista, compra tudo que tiver a mão ; Muitos dizem que os adolescentes e jovens adultos não liam e agora leem mal porque não é "Literatura" , é ruim por que é de youtuber porém a qualidade ou tipo dependem de gosto pessoal. Bem ou mal , estamos voltando a ter interesse em ler e que isso faz parte das próxima gerações ligadas a tecnologia como resenhas online e vários E-books.


    O mundo de hoje é complexo e conectado, pode se dizer que é dinâmico demais até, mas isso acabou por favorecer uma retomada do Hábito de leitura entre as novas gerações, que antes vinha da escola ou família, vem da web o desejo de aproveitar um livro, as coisas que seus ídolos teen tem a lhes contar ou simplesmente acompanhar um booktuber que te indica inúmeros títulos com mais opinião, patrocinados pelas editoras ou não. 

     O modo como se divulga um livro, o tal best seller passa por ter uma crítica boa nas mídias e nos blogs e canais de youtube, é aonde consegue ampliar o público. Novos tempos exigem novas formas ,que permeiam hoje ter alguma popularidade online como fator de integração aos grupos jovens adultos, sem perder o foco nos leitores mais velhos. 

     Por mais que haja uma divisão de mercado e tals, todos os setores estão ganhando com o boom de leituras afinal quem começa com um livro mais leve, pode caminhar para algo mais clássico ou outros gêneros como contos, poesias e biografias. 

   A opinião ganhou força, você consegue ver opinião sobre qualquer obra mais conhecida em texto,video e se tornou um grande clube do livro dentro da rede que mudou tudo sobre o que se achava literatura e produzia . A democratização e o acesso do leitor médio aumentaram, não se lê os clássicos com tanta frequências porém esquecemos que esse livros fazem parte de uma outra centenas de livros nas bibliotecas
e livrarias que estão ai para ser lidos e compartilhados, e é isso o importante, compartilhar o que você lê e entende. 

   Ficamos por aqui, até a próxima
   abraços e boa leitura 

 

confira :

Giro dos esportes #19: O Lento retorno do futebol e a crise

A nossa necessidade de aparecer para o mundo