Crônica da Semana : A violência que te atinge

     

  
     Olá pessoal 

      O tema da crônica desta semana não poderia de ser Violência, a marca disso foi o estopim de uma crise social que foi a Morte de Marielle Franco. Esta em todo lugar, seja na favela ou dentro do condomínio de luxo, seja pela força de armas ou o agressor de mãos limpas, ninguém esta livre disso. 

       O discurso do senso comum grita VIOLÊNCIA o tempo todo e brinca com o medo das pessoas para fazer que nos tornemos dóceis cordeiros para uma sociedade militarista e reacionária. O mundo não esta o caos que a TV "polícia" diz estar mas claro que estamos cercados de situações problemáticas que vão desde o assalto, as agressões doméstica e o massacre a população pobre. 

      Viver além do terror do Estado é um ato de coragem, casos da vereadora do Psol, casos de militantes da terra, líder comunitários mortos são exemplos de como superar o medo, por mais que todo as ameaças que façam, tente estar presente dia após dia. Encarar o mundo apesar de tudo de ruim, é entender que dá para combater as adversidades, problemas sociais sendo ativo e lutando por Paz, lutar por igualdade e a partir de construção de pessoas para um mundo melhor. 

    O caminho a seguir é entender, conhecer o mundo para tratar das agressões que as pessoas, instituições fazem com o mundo, por exemplo : Uma polícia que mate menos e seja parte de sua comunidade, onde não morram os negros e pobres. Tudo é possível transformar se as pessoas não estiverem aterrorizadas : projetos sociais, inclusão social e novas políticas de segurança pública , temos soluções que não se tenta ou ignoram pelo filtro da mídia que deixa todos em casa trancados.

    A violência que te atinge vem de todo lado, a questão é como se reage a ela se com conhecimento ou balas, todos os dias você pode ser vitima de um bandido ou policial fardado. Aos mais aptos defensores do Estado policial é estatístico que morrem inocentes na mão dos PMs, Soldados e etc e que quando matam são tão bandidos quantos assaltantes, estupradores e traficantes.  O termo bandido representa uma generalização que te impede de perceber que o Branco ,traficante de Ferrari é igual o Nem da Rocinha e que é necessário brigar por Diretos humanos e respeito para que todos tenham a vida conservada. 

     O seu preconceito com a favela, polariza a situação criminosa para um lado quando, o mundo vive um momento agressivo que se vai a guerra por pormenores como futebol, ideologia e amor. Não existe polo de crime, e sim locais mais afetados como a comunidade que sofre por Tráfico,Milícia ou governo; Seu bairro de condomínios é vítima por ter algo que os outros não tem, seu choque com a violência é algo como um bebê que vê o mundo pela primeira vez, tem muito mais coisa acontecendo que um simples assalto ou invasão de apartamento. Há pequenas guerras todo tempo e a faísca que te atinge é o que sobra disso para as classes médias e altas, a violência maior é a desigualdade social e a exclusão que leva gente boa a ser bandido e crianças na favela quererem comandar o morro. 

  É isso,pessoal 
  Até a próxima 


Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista