Gerações digitais : o primeiro choque de geração

     

     
      Olá pessoal 

      O texto de hoje é uma analise das primeiras diferenças que aparece nas gerações que nasceram ou viram surgir a tecnologia como cotidiana no tempo dos smartphones e a internet ampliada a todos. O choque com os milleniuns não entendem a pirataria/malandragem que era antes da chegada do Spotify,Netflix e serviços de streaming em geral, a rede era terra de ninguém e arquivos circulavam com facilidade, algo que não ocorre mais. 

      A inspiração veio do post com a imagem de frases atuais com "esse filme não tem na netflix" ou " a banda não tem no spotify"  que é uma coisa irritante de ver para quem viveu o auge dos downloads de bandas, filmes e até séries e tudo na faixa. A  inocência de pessoas de agora que não sabe ir atrás de música ou produções hollywoodianas na web, usar um torrent ou baixar em blogs por ai; Entendo o respeito aos direitos autorais e a praticidade desse serviços mas é preguiça de entender que existem muito mais plataformas e meios para assistir ou ouvir que esta procurando. É muito comodismo se prender nessa desculpa e não usar da internet para ter acesso a conteúdo além da superfície. 

    A pirataria tá presente desde sempre, é uma briga clássica que teve repercussão na derrubada do megaupload, megafilmes, Napster e outros sites que permitiam essa liberdade. Pessoas continuam a assistir,baixar e ouvir mesmo hoje com os serviços que dizem democratizar o acesso, a questão financeira pesa e ter dinheiro em conta para pagar muitos desses serviços não rola; O processo Gourmetizado diz que o padrão é ter acesso "fácil" enquanto é errado aproveitar dos cantos escuros da rede, legalidade e moral são posições pessoais e o que você faz conectado é sua escolha. 

    O mundo confortável de quem nasceu a partir de 2000 é complexo e diferente com muitos privilégios, o entendimento de tudo passa por uma facilidade que não existia até agora. A mentalidade e a zona de conforto que permeia essa geração é algo a se estudar pois não é como as outras que tinham mais disposição para realizar além da barreira virtual e cotidiana, o mundo real fazia que a noção de buscar como um caminho longo e complicado, dai a recompensa por fazer as coisas; Nos dias de hoje, querem a recompensa antes da jornada e tem ansiedade elevada para qualquer coisa,  por isso serviços como a Netflix,Spotify,Itunes fazem sucesso pela necessidade de conteúdo rápido e que não necessite muita busca pelo título. 

     Pequenas conclusões : 

  •       Temos uma geração mimada virtualmente, querem tudo a um click quando as vezes tem coisas que se tem que procurar nos cantos escuros da rede.
  
  •       Pirataria é crime, mas no contexto de internet é um triunfo para quem não tem acessos financeiros e práticos a esses serviços de streaming que são bons porém não chegam em todo mundo. 

  •     Pessoas são preguiçosas, pois com poucos cliques se assiste ou escuta, por vias de sites confiáveis ou não, o que se procura e a internet tão grande. 

  •     As diferenças indicam pontos que precisamos melhorar em cada uma, a minha precisa aprender a lidar melhor com todas essas novidades e os milleniuns poderiam aprender a sair da bolha virtual e descobrir mais da web como universo. 

  •     Tudo isso que eu disse, passa por mais de teorias do que afirmações irrefutáveis, abro espaço a discussão

  É isso, pessoal 
  Até a próxima 

         

     

Comentários

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.