FHM #86 : O caso Neymar e o tal direito de opinião.

   

          Olá pessoal 
   
      O tema de hoje é o Neymar, exemplo de jogador midiático que sofre com a enxurrada de críticas, como no Brasil existe uma tendência de oficializar esse espaço onde o massacre acontece e influenciando público. O poder do direito da opinião e tantos comentaristas fazem que tem um movimento de manada onde as críticas se espalham e destruindo a imagem de qualquer ídolo ou endeusando demais certos jogadores daqui ou no exterior. 

     Tivemos uma copa ruim, um time que não deu certo e ponto, eis que surge o grande problema da mídia esportiva que é maldosa por opção e forma de ganhar toda a audiência. O que une todo mundo hoje no país seja o fato de odiar ou mirar num alvo e torna-lo um vilão, respaldado pelo direito de opinião sobre qualquer clube ou jogador e a problemática que se torna o hábito de derrubar as pessoas da suas posições, isso torna a relação claramente tóxicas com jogadores e dirigentes e ao mesmo tempo sem reforço positivo para os feitos na maior parte da temporada. O mesmo que acontecia com a seleção Inglesa até 2018 com a pressão puramente negativa com os resultados negativas e mudou com um time diferente e que dava esperança. 

      O Neymar, não mais o Menino Ney, tem a pressão do mundo que é carregar o nome de 10 do Brasil e craque da geração dele, sofre com a midiática vida desde cedo e o torna alguém para bajular ou atacar de todos os lados. O estilo marrento e problemático que causou uma polêmica desde 2011 faz com que imaginemos uma figura que não se importa com a sua carreira ou demora para entender que os pesos negativos que tem ser mudados, se agravou com a simulação e o jogo abaixo do esperado na Rússia e a questão que fica é vale apena ficar destruindo o melhor jogador em vez de dar um descanso a ele, depois da maior pressão do mundo nas costas.  O jogador merece ser criticado, de fato sim porém tem um excesso questionável de atenção negativa e isso gera uma bolha ruim para qualquer outro craque do futuro. 

      Falando da carreira do craque brasileiro, o peso das suas escolhas tem feito mal a ele com a influência do seu staff como o Pai na vida pessoal. A conturbada relação com os fatos pessoais que aparecem na mídia seja o Filho, o excesso de trabalho de marketing, o afastamento das entrevistas, atitudes extracampo, o fator de ser um exemplo e não corresponder, ao mesmo tempo alegria e ousadia com um reserva clara a ser sincero; Tudo isso para representar o fardo que sustentar o personagem Neymar é difícil pois a mídia, pressão do mundo futebol tornam pequenas críticas colocadas numa grande lupa. 
 
      O ponto que eu quero chegar é que talvez, estejamos perdendo o ponto de criticar saudavelmente para ser um grande público com pedras na mão, o problema fica na percepção que tem 90% para focalizar os problemas e o resto fica para algum tema mais ameno ou elogio. A mídia especializada tem o direito de opinar e vive disso, entretanto é que o limite entre emitir uma opinião e gerar ódio a jogadores e clubes, tem acontecido muito de usar o polemista para criar um mote de crítica em situações comuns e tornando aqui um furacão desnecessário as estruturas já existentes.   

     É isso, pessoal 
     Até a próxima 

    

Comentários

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.