FHM #99: Quando o seu time não melhora - visão de torcedor
Olá pessoal
A edição de hoje se propõe a ser uma crônica sobre o torcedor, falamos de muitos times, dirigentes e política futebolística, preste a chegar no post 100( que será especial) falaremos sobre torcer, a profissão mais antigas dos esportes, e o fardo de carregar seu clube. O texto a seguir é só uma homenagem ao sofredor que vai ou já foi no estádio mesmo no momento ruim.
O torcedor acorda de manhã, marca no calendário que vai ter jogo em casa, já separa o uniforme da sorte e reza, porque é um jogo de 6 pontos. O time não vence a algumas rodadas, ainda tem alguns bons jogadores mas todos estão má fase, o coração fala mais alto é melhor incentivar de lá ao vivo do que da TV em casa. Vai trabalhar, no almoço pega o dinheiro do ingresso e vai enfrentar a fila para garantir sua arquibancada de sempre, volta atrasado e espera o tempo do expediente acabar.
Chega perto da hora do jogo: cerveja, come um dogão ali na porta e entra no território sagrado do futebol, as torcidas ou Hinchas em espanhol, começa o primeiro tempo alternam o silencio e os aplausos, o jogo fica amarrado e a tensão sobe como também os xingamentos ao camisa 10 que anda em campo, ao lateral que parece que não treina e o atacante que perde gols que até a mãe dele faria. O Arbitro apita e de cabeça quente vai pro intervalo.
Segundo tempo, treinador troca depois de 10 minutos, segue pegado mas ninguém chuta e a agonia cresce com cada a minuto, a pressão do resultado. Entra o xodó da torcida, a esperança se renova, a pressão aumenta mas o gol nunca chega, já bate os 40 minutos, bola na trave e o time adversário se encolhendo e chega a jogada final, acréscimos com o goleiro na área, a cobrança do escanteio e o zagueiro salva e o juiz apita, fim de jogo. Torcida vaia e a jornada para casa começa pensando no gol perdido e em toda a tabela, pensa no próximo jogo.
O futebol é a válvula de escape da galera, tem todos os aspectos sociais e práticos de quem ainda gosta de ver jogos, vitórias as vezes, o prazer de ver e cobrar os times e lembrar que futebol ainda que seja um negócio pode ser orgânico. O time que não melhora é o símbolo da persistência das torcidas que não abandonam e que isso sim é torcedor raiz.
É isso, pessoal
Até a próxima
Comentários
Postar um comentário
Se expressem , gritem , cornetem , comentem
Grato , blog 2 cabeças viajantes