FHM #102: Treinadores, ideias fixas e fracassos

        

                Olá pessoal 

          O tema de hoje é falar sobre erros comuns do futebol, em momentos finais de temporada no Brasil se reflete pelas situações que se repetem. O insucesso constantes de treinadores- muitos por times previsíveis demais, outros inventivos demais - , além de mostrar erros de ideias fixas que tendem a ser problemáticas para os profissionais e quem os contrata (diretoria), assim segue o barco. 

          O contraponto de Felipão e D. Aguirre, um vem dando certo e outro falhou de novo pois a insistência em uma tática sem opções de variação custaram o São Paulo o ano e o cargo do treinador uruguaio. Ter como ponto forte uma equipe mais defensiva e jogo sem bola, funciona porém exagerar nos recuos táticos, não ter uma variante ofensiva que dê conta de momentos decisivos de pressão é um erro de planejamento, coisa que o time do Palmeiras não tem pois tem dois times com posturas diferentes, ataca e defende de formas diferentes conforme os jogos.  Qualquer treinador pode morrer na praia se manter uma tática e não saber montar outras usando os pontos fortes do elenco seja velocidade, técnica, força física e etc.  

        A recorrente filosofia de certas diretorias gera também inúmeras temporadas ruins como o Corinthians e Vasco que caminham em tempos sombrios, guerras políticas e pouco dinheiro fazem um mal danado aos clubes. Disputar o poder a qualquer custo, endividar o clube para encher de pompa sua gestão e depois largar a crise na mão do próximo presidente; Isso ocorre com frequências nos dois times que já foram rebaixados, eliminados vergonhosamente em competições e enfrentaram nessa temporada: as inúmeras derrotas, trocas de treinadores e o fantasma da B de novo, desse jeito o barco desanda, mesmo com os melhores profissionais do futebol. 

          Outro ponto é que a somatória de erros, pode levar a quase degola ou uma crise infinita que se leva anos para recuperar de fato, é o exemplo do Vasco, Chapecoense essa temporada, Fluminense sem a Unimed, Botafogo e o futebol nordestino que vive ameaçado na série A. Os problemas destes clubes são complexos demais para jogar num âmbito só, vem desde falta de estrutura a torcida, contando também com o fator financeiro que é onde a balança pesa mais, tendo em vista que a bolha do futebol tem ficado cara demais já engoliu o futebol interiorano e pode começar a pegar fora do Eixo Rio - São Paulo. 

          Fracassos e sucesso acontecem todo ano, afinal um depende do outro pois o que sempre movimentou no esporte é alguém ganhar e outros perderem. Que ideias fixas e retrógradas acabem por desaparecer pois perder ok, por insistência e erros de gente que não sabe de bola é complicado. 

     É isso, pessoal 
     Até a próxima 

   
 

Comentários

confira :

os pontos positivos e negativos da Olimpiadas RIO 16

Culturapop em analise #90: O que o público quer ver no cinema ?