Histórias pra contar #18: 5 dicas para contar uma história

      
              Olá pessoal 

          Este é o primeiro texto de dicas desta coluna e falando sobre contação de histórias, eis uma arte que passa de geração em geração, serve tanto para histórias infantis ou construção de romance pois a base é a mesma. O poder do encanto pela narrativa e a capacidade de fazer alguém imaginar algo só pela descrição parece algo muito grande. 

         Dicas: 


   1. Personagem ou protagonista interessante: Construir na oratória ou escrita, uma pessoa que os outros se identifiquem nele seja por qualidade ou defeito, jornada e escolhas próximas. Alguns exemplos: 

(1) " X era um guerreiro corajoso... " (2) "Y era uma princesa esperta e de vivacidade... " (3) "Z passou por um longo caminho de autoconhecimento fora de seu reino... " (4) "W teve que escolher a quem salvar e isso o perseguiu por anos... " 

  2. Uma história mística ou de ligação com realidade: Uma escolha que pode direcionar o rumo de contar algo à alguém é o modo que ela funciona, se vai para a fabula, do fantástico ou uma cena cotidiano que se dá um novo valor, isso prende a sua audiência seja um ouvinte ou leitor. Alguns exemplos: 

(1) Era uma vez no tempo do rei... " - Memórias de um sargento de Milícia de Manuel Antonio de Almeida  (2) "Harry era um bruxo no meio de trouxas, ele só não sabia..." (3) " Mário acordou aquela manhã com a ideia fixa que tinha que fazer um corre... " (4) Quinta Feira, 4 de novembro, foi o dia de sorte dele..." 

   3. Motivações reais ou convincentes: Todo herói, vilão ou protagonista tem que ter um objetivo e também um motivo que leve a sua narrativa a fio, faça acreditar que ele esta certo em agir daquela forma, vejamos alguns exemplos: 

(1) " Bruce quis a vingança por toda a vida, porém encontrou no combate ao crime, uma razão maior para ser o Batman"  (2) "Muitos o podem chamar de louco mas tudo que ele queria era restabelecer o equilíbrio no mundo moderno..." (3) " A jornada de L se baseava na sua obsessão em achar o culpado daquele caso..." (4) " O mundo de Jane mudou completamente depois que descobriu a verdade... "

   4. Ritmo de narrativa: Toda boa história contada ou escrita tem um jeito de manter uma velocidade que não atropela seu público, existem as que precisam ser feitas rápidas para contextualizar e outras lentas feitas para descrever os cenários.Alguns exemplo a seguir: 

(1) " A vida de Joana mudou com a chegada de seu pai biológico, veio suas meio irmãs e uma madrasta que parecia intolerante a ela, de um ano a outro parecia que tudo estava desabadando..." 
(2) " O interior daquela casa era escuro, paredes pareciam como extensas manchas negras decoradas com fotos de famílias, geração a geração, o marrom daquela madeira era denso e tudo fazia que ficasse mais assustador cada momento... , essa era a sua nova casa" 

   5. Elementos cativantes ou desafiadores: O ponto que prende de vez seu público alvo é a entrada de personagem, objetos e símbolos que marcam as pessoas tanto quanto mistérios e pontas soltas que desafiam o raciocínio do leitor e ouvinte destas histórias. Alguns exemplos: 

(1) A manopla do infinito, que concentra o poder e vira e mexe é reutilizada pela casas da ideias da Marvel  (2) O Raio de Zeus aparece no primeiro livro da franquia Perçy Jackson e os Olimpianos, serve como principal linha narrativa (3) Casos interessantes do Sherlock Holmes é o que sustenta toda a sua narrativa, ter elementos muitos comuns e que viram prova do crime 

     É isso, pessoal 
     Até a próxima 

 

Comentários

confira :

os pontos positivos e negativos da Olimpiadas RIO 16

Culturapop em analise #90: O que o público quer ver no cinema ?