Quinta do youtube #96: O ano no youtube

 

        Olá pessoal 

         O tema do último texto do ano na coluna é falar sobre os acontecimentos que marcaram a plataforma de vídeos, um ano de mudanças e polêmicas que abalaram a relação atual com os seus criadores maiores e menores. De um certo modo é possível avaliar como positivo a movimentação do site em regulação, porém o abandono com os problemas técnicos é o fator negativo. 

         Os bugs do youtube com perda de visualizações, problemas do algoritmo e canais apagados porém devolvidos parecem que marcaram o ano de muita gente que tem tido dificuldade com o novo modelo mais arrochado do Family Friendly(ocorrido após conteúdos pesados aparecerem com vídeos infantis e outras coisas mais). A realidade é que muita gente continua produzindo mas outros tem tido problemas em continuar pelo ritmo de produção quase industrial, tendo mais prejuízo pelo dinheiro cada vez menor do Adsense e a dificuldade de fazer seus vídeos chegarem em audiências próximas a de anos interiores. 

        O contraponto é que certas atitudes que parecem controversas tem finalidade de regulação que talvez faltasse para o youtube, se esses limites colocados evitem a visualização de conteúdo inapropriado ou bote um pouco de ordem numa plataforma tão grande.  Isso é muito pessoal, a visão sobre mudanças e como de fato o cercear de liberdade pode melhorar a relação com o maior público que são as crianças e os jovens . 

        As relações com os canais de modo geral estão piorando com o suporte deficiente que a plataforma tem com seus maiores criadores com Pew Pew Die, os diversos canais apagados por engano, a reclamação constante desinscrever usuário e perda de views parecem erros do sistema que se repetem. Tudo isso faz com que pessoas procurem alternativas como a Twitch, parcerias com a TV, investimento em redes sociais para compensar as perdas com o descaso. 

       De modo geral, temos um ano de mudanças e adaptações dos dois lados e isso torna complicado afirmar um balanço positivo ou negativo de um ano conturbado para a internet como um todo. O que esperar do próximo ano é um momento mais calmo onde os canais voltem a crescer e menos erros em todos os nichos do conteúdo. 

         É isso, pessoal 
         Até a próxima 

      
 

Comentários

confira :

Um sujeito frio e calculista

A nossa necessidade de aparecer para o mundo