Crônica da semana: Resolvendo problemas à Brasileira

     
                 Olá pessoal 

              O tema de hoje abrange muitas coisas desde a relação política, esquemas do dia a dia e por terminar no hábito cultural que nos torna mal falados mundo a fora. A malandragem parece como uma faca de dois gumes para o Brasileiro, funciona para seu cotidiano e o destrói como instituição séria em tantos casos que se perde de vista. 

              O mundo aparte onde mais se aplica a resolução do modo mais "Conveniente" a todos é a política que sempre predispõem um certo ajuste entre seus membros para chegar a uma decisão, o que faz o político Brasileiro se destacar é a moral flexível que desafia legendas partidárias, bandeiras levantadas anteriormente, promessas de campanha e até a própria lógica. O exemplo mais claro é o PSDB que vem de uma sigla de Centro Esquerda que atua como Direita, contrapondo muitos pontos da Social democracia e o Estado de bem estar social; Outro exemplo é o PDT, a ala de partidos trabalhistas junto ao PT, sempre teve o papel de contrapor os avanços contra o trabalhador e beneficiar o cidadão comum, teve grandes nomes da política nacional e hoje se escora em outros partidos seguindo as tendências do centrão. 

             O jeitinho Brasileiro é o termo consagrado dos arranjos que se faz para conseguir qualquer vantagem seja numa fila, escapar de multas, receber benefícios e a lista vai longe. A esperteza que envolve conseguir brechas em tudo, a lei que vale é a que te favorece, a ordem rígida com respeito a instituição fica em segundo plano, ser um sujeito que segue as regras parece ser uma contradição as regras da vida brasileira, que entretanto clama por coerência de toda os setores da administração pública e até das empresas privadas que nos servem. 

           Tudo isso para entender que se tem denuncias contra o governo, ele do PT ou PSL (com Laranjas) é porque a mídia só retrata o que agente faz e eles repetem com milhões de Reais em vez de uma pequena contravenção aqui e acolá: multa, suspensão, aquela falta abonada com atestado falso, a morte de um parente que não existe. Temos que perder a ilusão que Pessoa X ou partido são contra a corrupção pois no fundo eles querem participar dela, existe uma minoria que não se vende a tentação mas o que muitos do centrão e direita querem é ter poder para poder enriquecer como todo mundo fez e aparece nos podres da Familia B. com o Laranjal de Flavio, Carlos e Eduardo. Longe de afirmar que seja o antro da corrupção mas segue o padrão que corrompeu os 13 anos de PT, 20 anos de PSDB em SP, aos coronéis do nordeste com gerações de família que dominam o nordeste e etc. 

          Enfim resolver problemas à Brasileira é sempre entender que há como dar volta para chegar onde quer estar, a raiz do problema é que as pessoas não entendem que o caminho certo é longo e cheios de percalços deve ser trilhado, buscar alternativas só torna agente mais flexível a ponto de nada funcionar sem uma "ajuda" ou cascalho, aceitar uma realidade onde existem dois pesos e duas medidas dependendo de onde ele vem e quem é o pai. 

 Confira nossas redes sociais: 


         É isso, pessoal 
         Até a próxima
       
 

Comentários

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Sinto falta dos desenhos japoneses na TV