Samurai Miyoshi #35: Equilíbrio entre cabeça e coração


             Olá pessoal

              O tema da reflexão de hoje é sobre o pensamento, os fatores que nos levam para um lado mais ou menos racional, a importância de ter o desenvolvimento das duas habilidades emocionais e intelectuais como um conjunto complexo que forma o ser humano. O guerreiro tem que sábio em suas decisões pois exigem humanidade e também a frieza de conseguir traçar estratégias para sobreviver.

             Olá caro, visitante 

      A sessão de hoje fala sobre o equilíbrio entre cabeça e coração, dois pontos importantes da construção de qualquer um sujeito consciente. A preparação de batalha tanto quanto a prática cotidiana envolvem não se tornar um robô mas um sábio ao alternar Calma e sentimentalismo. 

     O Caminho do guerreiro reflete uma escolha por disciplina e um certo tipo de fé ao senhor que defende. Entretanto existe a pessoa por baixo da armadura que tem convicções como narram os livros de memórias escritos nesta Era Samurai, muitos seguiam o Zen, Taoismo e outras filosofias que falavam sobre amor,cotidiano com mais liberdade do que um estilo de vida militar. 

     A complexidade de estar vivo é ver que não existe apenas uma maneira de fazer as coisas, as vezes erramos por pensar demais ou não pensar, quando praticamos uma ação importante para o resto das nossas vidas. Aprender as lições que a falta de tato com as pessoas se resolve com mais atenção as pessoas e por outro lado ter uma frieza quando o seu fraco é agir com muita piedade frente a um desafio que exige a mente forte e preparada para tudo. 

    O momento dita a sua necessidade, mais um lado do que outro mas a se autoconhecer, saber trabalhar o seu lado menos habilidoso para o mundo. O que se deve evitar é se tornar o extremo de cada ponta como o Durão sem sentimentos ou o fragilizado demais por suas emoções, o bom Samurai controlava o fluxo das emoções como um rio que não explodia e isso que eu recomendaria a você, afinal todo mundo chora ou fica feliz, o problema é quando você perde o controle. 

    A balança entre cabeça e coração é a constante linha de reagir com a sensibilidade certa a vida, seja muito frágil e te atacarão ou seja muito forte e fechado que te afastará de todos. Busque o meio do caminho entre as duas opções para uma vida que vale apena. 




dia 15/02 - Ano do Porco




 侍三好





Confira nossas redes sociais:


FB:  Facebook.com/2cabecasviajantes 
Tw: Twitter.com/blog_2cabecas 


       É isso, pessoal, 
       Até a próxima 

              

Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista