CulturaPop em analise #54: Mulheres e a revolução da indústria cultural - Pt 2

            
                                 Olá pessoal 

                   Continuando o tema, temos também a revolução da representatividade e lucratividade envolvendo mulheres com o foco em Bilheteria, audiência e vendas que se materializa em uma reação em cadeia de homens que tentam boicotar o crescimento delas no mercado. O longo processo contra o empoderamento ou a tentativa de reforço sobre preceitos antigos sobre mulheres no entretenimento. 

              O cinema tem visto um questionamento, o protagonismo feminino começou ,entre trancos e barrancos, a questionar que o produto feito pelas mulheres tem ficado mais forte e emplacando mais as grandes bilheterias e forçado os estúdios a dar mais atenção a heroínas, mulheres fortes e outras para emplacar um sucesso com Oscar e outras premiações. Os exemplos como Lady Bird, 3 anúncios para um  crime, Mulher Maravilha, Capitã Marvel como o expoente de uma nova geração de filmes que marcam que a tendência para crescer é que filmes representativos funcionem cada vez mais e aprofundem a questão feminina e feminista como exploração desse espaço antes negado. 

                    A TV também sofre os mesmos impactos, a entrada de mulheres no esportes, no protagonismo de novela, na apresentação de programas e jornais e mesmo dando opinião para fora do estereótipo da beleza e assuntos restritos, indo assim para a política, sociedade e economia que sempre foram usados para manter o foco masculino interrupto. O crescimento de grandes nomes da TV americana como Elle Degeneres, Oprah, além de exemplos nacionais como Hebe, um espaço que surge para Maisa de 16 anos, além de falar de Maju Coutinho, Sandra Annenberg, os dominicais que são comandados por Eliana, os programas de sábado por Sabrina Sato; Todos os exemplos, refletem que tem 1,2 décadas que a voz da mulher tem sido importante para conquistar o público em tempos de mudança de audiência. 

              As vendas, seja de livros, cd's e outras coisas que sejam de autorias femininas tem sido cada vez maiores, o esforço de muitos profissionais que tem revertido a resistência do mercado contra elas. Os Best Sellers assinados com nomes femininos foi uma conquista recente na histórias da literatura, os Milhares de CD's e hoje álbuns virtuais de mulheres que dominam mercados e também invenções que se fazem por ideias delas terem reconhecimento como um software, uma maquina; Isso é um mundo novo de se ver, admitir que o caminho de igualdade reflete abertura de espaço até para que elas tenham o mercado também como seu domínio artístico. 

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                 É isso, pessoal 
                 Até a próxima 

               
 

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