De Olho Neles: Carnaval, previdência e auto proclamado

         

                     Olá pessoal 

             O tema desse mês reflete os acontecimentos deste mês de março na política geral desta republiqueta das bananas, soja e minério. Desde o fim de fevereiro tivemos o presidente em crise de carnaval, as discussões da reforma da previdência e auto proclamado presidente - sátira de Juan Guaido -  além de tretas virtuais que sempre envolvem os filhos de Bolsonaro. Em tempo, um dedo de prosa sobre a prisão dos assassinos de Marielle Franco e Anderson Gomes, sua ligação com a milícia  e as suspeitas de mandantes. 

              Começando a falar do zum zum zum que rondou a cabeça da Família B. com a tomada do hit do Carnaval 2019 com o grito anti - presidente e o episódio grotesco do Twitter do (Mi)Jair B. com o vídeo pornográfico do chamado Golden Shower.A festa mais longa e importante financeiramente do ano para o Estado e que tem relevância internacional para o Turismo, foi contagiada com o sentimento político - cultural de contestação junto a alegria de blocos que fizeram sua festa para muitos ou pequenos grupos, a mistura de diversão e engajamento se repetiu na passarela do Samba com as escolas tocando em feridas em seus samba - enredo, inclusive com a vitória da Mangueira como um símbolo total disso.  

             Na véspera do feriado, surgiu o primeiro texto da possível proposta de reforma previdenciária que foi Pauta imposta do mercado, rejeitada em Temer e vem sendo tratada com máximo esforço(incluindo aditivos financeiros) para não se repetir o fiasco do governo anterior e as promessas de melhoras e investimentos irem por agua abaixo em menos de 1 ano de governo. A radicalização da proposta, gerenciamento de egos com as categorias que se veem dentro e fora destas mudanças, a entrada dos bancos na equação e todos os gatilhos que se escondem no meio do texto são os pontos complicados da equipe econômica que tem que fazer uma conta que agrade todo mundo (no poder) para conseguir sua aprovação. Em tempo temos que ressaltar a gravidade do crescimento de previdência privada, a mudanças de regras que tem sensibilidade social como os trabalhadores do campo e de aumento de idade de contribuição faz com que a possibilidade geral de aposentadoria diminua para o trabalhador que tem em comum a maior incidência de informalidade ou desemprego em sua vida laboral de 40,50 anos.   

           Vamos ao bloco mais a esquerda com o tema sátira: Zé de Abreu, ator entrou no espírito brincalhão de se auto proclamar presidente de um Brasil virtual, uma bela piada com a Venezuela que se faz necessário em tempos de riscos democráticos em toda América Latina. A piada tem seu limite e de fato, se faz necessário entender quem vai assumir liderança de blocos de oposição e como vai funcionar o trabalho de barrar pautas perigosas a população, ainda é ritmo de pós carnaval e os trabalhos vão aumentar porém de quem se diz resistência temos que esperar algo a mais. 

           Marielle Franco mais presente do que nunca, a prisão dos dois suspeitos e o começo da indagação mais profunda de todas: quem é o mandante da execução ? As vésperas de um ano do assassinato surge a bomba da prisão do assassinos, ligados a milícia Carioca com um PM e Ex PM que eram alvos da luta combativa que teve a deputada enquanto viva, lidando com a violência urbana e inclusive apoiando a família de policiais. A questão de motivações políticas, ordens vindo de grupo paramilitares urbanos como os que dominam a periferia do Rio, fazem o Brasil olhar e manter um foco para as razões do crime que podem revelar uma situação tão grave quanto a crise de poderes em pleno Rio de Janeiro. 

Confira nossas redes sociais

          É isso, pessoal 
          Até a próxima 

         
 

Comentários

confira :

Samurai Miyoshi #74: Cair 9, levantar 10

Jogador 2 cabeças: Games + cinema.