Crônica da semana: Descanso, trabalho e um feriado apertado.

                       


                          Olá pessoal 

                 O tema dessa semana é a perspectivas diferentes de uma semana de feriado pelos os olhos de quem tem os dias livres, os que tem trabalhar e o que não tem esse privilégio. O cotidiano nos permite ter essa variação de tempos e intensidades de sensação que um período simples de 7 dias parecem muito rápido ou mais demorados que o normal. 

              Estive em pelos menos 2 das 3 situações que eu propus, agora como estudante de universidade pública tendo a semana santa inteira para descansar em meio a muita coisa para estudar e a de empregado que vê a ansiedade de pegar um feriado de sexta para poder dar aquele fim de semana mais solto com aquele happy hour maroto. A terceira é uma realidade que eu tive proximidade e nunca me meti que são trabalhadores de setores terceirizados e também funções essenciais que existem escalas até para dias santos. 

              A vivencia de estudante que tem semana livre é que parece um paraíso na terra, no final vira uns dias de peso na consciência por estudar ou deixar de estudar. O descanso culpado é o paradoxo do graduando que tem as poucas janelas para acabar com matérias acumuladas e fazer trabalhos que geralmente são feitos na última hora e em momentos de tensão até a madrugada, a ironia de ter tranquilidade que outros não tem e essa liberdade se tornar pesada, coisas que só acontecem quando se tá na faculdade. 

          O trabalhador comum é a procura de janelas de oportunidade para ter um dia em casa, viajando ou para ficar sozinho. Um feriado ou um feriadão são os motivos para as pessoas aguentarem chefe, funcionário X-9, pressão desnecessária e salários descontados, a vida de assalariado tem aquela sensação de pequenas recompensas a um esforço diário e desconfortável. 
   
           O terceiro caso é a vida humilde e sem conforto pois trabalhar em feriado é triste, estar numa função vital ou sem descanso como Porteiros, controladores de acesso, caixa  de mercado, Jornalistas, Contra regras e etc. No fundo é uma escolha estar naquela posição de exercer uma profissão onde a escala e a vontade dos outros te colocam para passar os dias santos e  os que também ninguém trabalha, viver no tédio da cidade e no vazio de espaço causado pelas viagens dos outros e  o silêncio que se faz. 

             No fim de uma semana santa, alguns descansam, outros trabalharam normalmente e outros estão agora em suas portarias, postos e até gravando n uma sexta a noite. Aproveitem o seu tempo livre e façam das brechas fora do trabalho mais que sobreviver, vivam um pouco do seu jeito em casa sozinho, numa praia, fazendo compras e tudo mais que poder fazer. 

 Confira nossas redes sociais

                  É isso, pessoal 
                 Até  a próxima 


Comentários

confira :

A nossa necessidade de aparecer para o mundo

Um sujeito frio e calculista